Nova Hornet 2023 é lançada oficialmente
Nova Hornet 2023, com nome Honda Hornet CB750, foi lançada oficialmente! Modelo está a altura da antiga Hornet do Brasil? Veja e responda!
A Honda lançou a tão aguardada nova Hornet 2023.
O modelo foi apresentado na Europa exibindo o novo motor bicilíndrico, que não tem nada a ver com o da NC 750 como alguns comentam, novo chassi, mais leve, e visual completamente reformulado, apesar de muito semelhante ao da família CB 500.
O lançamento da Honda chega para reviver, mesmo que de forma totalmente nova, o consagrado nome Hornet, que sempre foi sinônimo de agressividade no segmento das médias cilindradas.
Nova Hornet 2023 é bicilíndrica!
A Honda apresentou a nova Hornet CB750 demonstrando que a moto foi projetada para ser uma moto rápida, ágil e divertida, assim como foi sua geração antiga.
Tudo isso graças a uma boa relação peso-potência, combinada com o equilíbrio do novo chassi, já que de fato são cerca de 2 kg por cavalo (2,06 kg/cv) – comparando os 92 cv de potência máxima e o peso total de 190 kg em ordem de marcha.
Como já aguardado, está confirmado e a nova Hornet 2023 é movida por um motor bicilíndrico, paralelo, de 755 cm³.
Um propulsor do tipo Unicam de 8 válvulas com comando único, com virabrequim a 270º com intervalos irregulares de ignição e que é capaz de gerar a potência máxima de 92 cv a 9.500 rpm e tem torque de 7,6 kgf.m aos 7.250 giros, junto ao câmbio de 6 velocidades.
Segundo a Honda, essas características criam uma pulsação diferenciada no motor. Ou seja, espera-se uma moto com uma melhor capacidade de tração.
Hornet CB750 2023: design e chassi
A nova Hornet chegou com visual totalmente novo em relação a antiga Hornet que tivemos no Brasil, porém, que remete a identidade atual das motos naked da fabricante, como a CB 500F.
Basicamente, no quesito estilo visual, ela pode ser considerada uma CB 500 mais agressiva, apesar de ter aparência de ser uma moto leve e ágil. O característico farol angulado e o assento bi-partido confirmam o jeitão de uma 500F bombada.
Mas ao olhar mais atento conseguimos perceber que é apenas uma silhueta que mantem a identidade da família, pois tudo é bem diferente e foi melhorado, como as passagens de ar na traseira, o tanque e suas carenagens avançadas e até o acabamento no meio do seu escape.
Entrando na parte das especificações, uma boa novidade é que o lançamento da Honda conta com um inédito quadro do tipo Diamond que pesa somente 16,6 kg. Detalhe, a peça vem pintada em preto nas opções da Hornet de cor Amarelo e Cinza, e em vermelho nas motos Branco e Preto.
No quesito suspensões, a motocicleta tem na dianteira garfo invertido da Showa com 130 mm de curso, tubos grossos (41 mm de diâmetro) e com funções separadas para cada lado do garfo (SFF-BP – Separate Function Fork Big Piston), fixada em novas mesas.
Já na traseira vemos o monoamortecedor com sistema Pro-Link, braço oscilante em aço, com 150 mm de curso e 5 estágios de ajuste de pré-carga da mola.
Segurando tudo isso, a moto tem freios da Nissin, com discos duplos de 296 mm na frente e pinças radiais de 4 pistões, enquanto que na traseira o disco único tem 240 mm e pinça de 1 pistão.
Hornet 2023 está tecnológica
A nova geração da Hornet 2023 dispõe de tecnologias mais completas, como os três modos de pilotagem (Standard, Rain e Sport), onde cada um modifica potência, freio motor e controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control) em 3 níveis para cada.
Também existe o modo User, onde o piloto cria a sua própria configuração manualmente e a deixa salva no sistema da moto. Para completar a ajuda eletrônica da novidade, o modelo ainda conta com Controle de Tração (HSTC) e Controle de Empinadas (anti-wheelie), que pode ser desligado.
Todas essas configurações podem ser monitoradas pelo novo painel TFT de 5 polegadas. Ele possui conectividade para smartphones via sistema Honda Smartphone Voice Control – disponível para Android e iOS.
Fechando o pacote, a CB750 Hornet tem iluminação full-LED e o ESS – sistema que aciona o pisca-alerta automaticamente nas luzes traseiras em caso de frenagens de emergência.
Nova Hornet 2023 Preço e disponibilidade
A nova Hornet 2023 tem preço sugerido de 8.240 Euros na Itália, ou, mais de R$ 42 mil em conversão direta. Por lá ela tem quatro opções de cores: Branco Perolizado, Preto Grafite, Amarelo e Cinza Metálico.
A Honda informa que a moto também ganhou uma gama completa de acessórios e três packs já definidos para customização direto na loja, o Sport, Style e o Touring, que traz malas laterais para viagens.
E aí, a nova Hornet vai se dar bem no Brasil?
Hornet com 2 cilindros???? Kkkk só no Brasil mesmo.
Não, no Brasil não kkkk Foi na Europa! No Brasil deve chegar em breve
Será que teremos uma versão ADV com este motor?
Seria ótimo ter uma midiTrail por aqui. Serei um candidato com certeza…
A informação é de que a Honda está para lançar em breve a nova Transalp 750 com esse motor, porém, ela não deve ser tão adventure. Seguirá o estilo mais On-road da Transalp antiga. Seria legar uma Africa Twin 750 com esse motor.