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KTM 390 Adventure 2022 é lançada! Cai bem no Brasil?

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Nova KTM 390 Adventure 2022 é lançada e modelo seria uma boa opção ao mercado brasileiro. Veja os detalhes!

A KTM tem repaginado sua gama de modelos e depois da RC 390, foi a vez da nova 390 Adventure 2022 ser lançada. A motocicleta deve chegar em 2022 aos mercados da Europa, onde é vendida.

Essa ‘pequena’ aventureira é uma das opções mais acessíveis entre as motos de uso misto da marca. E essa é a proposta do modelo, uma trail de cilindrada mais comedida.

Mas nem por isso a 390 deixa a desejar no quesito tecnologia e agilidade de condução, então vamos descobrir por que essa seria uma opção interessante aqui no Brasil também.

KTM 390 Adventure 2022 

Para 2022, a  KTM 390 Adventure ganhou um novo visual e pequenas atualizações que a aproximam das suas irmãs de maior cilindrada. O modelo fez sua estreia no mercado global ainda em 2020.

A moto tem como ponto de partida uma proposta mais em conta, para uma motocicleta de apelo off-road de linha de entrada. Para sua mais nova versão, a fabricante austríaca promoveu uma série de revisões na eletrônica e em seu conjunto. No entanto, o motor segue o mesmo.

O monocilíndrico de 373 cm³, refrigerado a líquido, tem potência máxima de 43 cv a 9.000 rpm e seu torque é de 3,7 kgf.m aos 7.000 giros. A transmissão é de 6 velocidades e o propulsor já atende às normas de emissões Euro 5, obrigatórias no velho continente.

Controle de tração selecionável

Uma das novidades da nova KTM 390 Adventure 2022 é o controle de tração selecionável. O sistema pode ser alternado entre o modo de Street ou Off-road.

A configuração dedicada ao fora de estrada, no modo Off-road, oferece uma certa tolerância sobre a rotação da roda traseira, permitindo um pouco da perda de contato, para tornar ainda mais eficaz no uso fora do asfalto.

Além disso, ainda na parte eletrônica e falando do modo Off-road, o ABS da roda traseira é automaticamente desligado. Já o controle de tudo isso é feito através do painel TFT de 5 polegadas e por fim, a moto traz luzes em LED.

Novas rodas e conjunto

Mas além da eletrônica, a KTM revisou as rodas da nova 390 Adventure, que agora vêm com dez raios. Anteriormente, a configuração era de doze raios para esse modelo. Segundo a fabricante, as novas rodas, que continuam sendo de liga-leve, oferecem uma melhor condução nos mais variados tipos de uso.

Além disso, o sistema de escape também foi revisto, mas apenas para se adequar as normas.

O tanque de combustível do modelo segue com 14,5 litros de capacidade e o conjunto todo tem peso seco de 158 kg.

KTM 390 Adventure no Brasil

A KTM 390 Adventure 2022 chega na Europa em janeiro, nas cores mesclando laranja e preto e agora também na configuração laranja e azul. O preço deve ficar na casa dos 6 mil euros (mais de R$ 38 mil em conversão direta).

Apesar de ter sido cotada para desembarcar no Brasil há algum tempo, a 390 Adventure não veio. Por aqui ela mesmo chegou a ter seu preço estimado na faixa dos R$ 30 mil, no possível lançamento na época. Fez falta, por aqui ela brigaria diretamente no nicho das pequenas aventureiras.

Caso fosse realmente lançada no Brasil, a novidade teria como concorrente direta a BMW G 310 GS, que tem proposta semelhante a da KTM, além da Versys-X 300 da Kawasaki. O modelo da marca alemã é comercializado no país com preço sugerido de R$ 36.900,00 enquanto que a moto da Kawasaki sai por R$ 33.190,00 na sua versão de entrada.

Em resumo, gostariam de ver a KTM 390 Adventure 2022 no Brasil também?

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Mario
Mario
2 anos atrás

E a moto que falta no mercado uma trail leve com bom torque e boa potencia. Versys e boa mas o torque vem muito acima e outras trail já ficam muito pesadas quando adicionamos malas e demais. Espero com ansiedade está moto entrar no BR

Felipe
Felipe
2 anos atrás
Responder a  Mario

A moto que vem – provavelmente ano que vem – pra suprir essa lacuna seria a Himalayan 450. A himalayn 411 fica a dever no quesito potência.
Mas isso considerando que ela deve chegar com cerca de 220kg. Ou seja, trail (e não big trail) mas nem tão leve. No campo de potência deve alcançar 40hp com 6 marchas. Ou seja, vai andar bem. E o preço não deve ser salgado.

Felipe
Felipe
1 ano atrás
Responder a  Mario

Curiosamente essa moto já tem menos torque que a Himalayan 411 – ela privilegia a potência ao contrário da Himalayan. E a Himalayan é usada no Brasil pra estrada, enquanto não foi projetada pra isso. Curiosamente o Brasil me parece um mercado melhor que a Índia pra Himalayan 450.