Nova KTM Duke 390 chega às lojas em junho
Com estreia de vendas marcada para junho desse ano, a KTM Duke 390 que será montada aqui no Brasil, em Manaus, promete apresentar um desempenho digno de moto grande, mas com peso e dimensões de motos menores e com atributos que chamam a atenção e que pode cumprir com a promessa de ser a “moto que faltava” no mercado, o que veremos.
A Duke 390 possui alguns atributos já conhecidos de sua “família”, como a Duke 200, apresentando também motor e quadro em treliça aparentes, continuando a linhagem leve, ágil com torque de sobra, e com o visual já conhecido e caracterizado por linhas angulosas e farol alongado.
Com estreia de vendas marcada para junho desse ano, a KTM Duke 390 que será montada aqui no Brasil, em Manaus, promete apresentar um desempenho digno de moto grande, mas com peso e dimensões de motos menores e com atributos que chamam a atenção e que pode cumprir com a promessa de ser a “moto que faltava” no mercado, o que veremos.
A Duke 390 possui alguns atributos já conhecidos de sua “família”, como a Duke 200, apresentando também motor e quadro em treliça aparentes, continuando a linhagem leve, ágil com torque de sobra, e com o visual já conhecido e caracterizado por linhas angulosas e farol alongado.
KTM Duke 390 será montada no Brasil em 2015
Seu diferencial começa pelo ótimo sistema ABS BOSCH 9M nos freios, característica somente de motos maiores, que pode ser desligado apenas apertando um botão, em conjunto com os freios a disco de 300 mm e pinça de fixação radial com quatro pistões na dianteira e disco de 230 mm com pinça flutuante de um pistão na traseira, garantem a segurança em pista fechada e em situações de excesso que por ventura o motociclista possa cometer.
Para quem gosta de curvas, ou precisa de agilidade para manobrar na hora do trânsito, o modelo apresenta vantagens ergonômicas, sendo que as pernas se encaixam perfeitamente na moto, o pé alcança facilmente o chão por seu banco ter altura de apenas 80 cm do solo, o guidão é de alumínio, sendo largo para deixar os cotovelos confortáveis, e sua pequena inclinação ajuda os joelhos a ficarem pouco flexionados.
Nova KTM Duke 390 entrega 44cv de potência
Sua potência de 44cv gerados pelo motor monocilíndrico de 373 cm³, aliada ao quadro de treliça (como falado, já conhecido da família) e com peso a seco de 139 kg, gera uma relação peso/potência de 3,15 kg/cv, maior que a Honda CB 500F, por exemplo, que gera 50,4 cv, porém pesa 41 kg a mais.
O baixo consumo de combustível também chama a atenção, seu motor com injeção eletrônica e câmbio curto de seis marchas auxiliam nesse ótimo desempenho, onde testes feitos chegaram no registro de 21 km/l no computador de bordo, em velocidade de estrada.
Mas, apesar de ser um modelo que agrada em vários quesitos, o que não anda fazendo muito sucesso é o preço, que gira em torno de R$23 mil e R$25 mil, mas nada ainda confirmado. O preço justo para a KTM Duke 390 seria de aproximadamente R$22 mil, no máximo, ficando entre os preços da Kawasaki Ninja 300 e de Honda CB 500F, que é o que já acontece na Europa.
Se a KTM Duke 390 será a moto que faltava do mercado saberemos somente quando o preço final for definido, pois, apesar da moto possuir habilidades realmente atrativas, como especificamos abaixo, de nada valerá se o preço ficar maior que o já praticado em outros mercados.
Ficha Técnica KTM Duke 390 2015
Motor | monocilíndrico de 373,2 cm³; 4V; DOHC; refrigeração líquida |
Cilindrada | 373 cc |
Potência máxima | 44 cv (a 9.500 rpm) |
Torque máximo | 3,57 kgfm (a 7.250 rpm) |
Alimentação | Injeção eletrônica Bosch |
Câmbio | seis marchas |
Sistema de partida | Elétrica |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Bateria | HELIAR 12V x 6Ah (XTZ-DL), selada |
Quadro | Treliça de aço |
Suspensão dianteira / curso | Garfo invertido WP com tubos de 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso |
Suspensão traseira / curso | Monoamortecedor WP com 150 mm de curso fixado diretamente à balança |
Sistema de freio | ABS BOSCH 9M |
Freio dianteiro | Disco simples de 300 mm de diâmetro, pinça radial ByBre com quatro pistões e ABS desligável |
Freio traseiro | Disco simples de 230 mm de diâmetro, pinça flutuante ByBre de um pistão |
Pneu dianteiro | Metzeler de 110mm OU 110/70 ZR17 (dianteira) |
Pneu traseiro | Metzeler de 150mm OU 150/60 ZR17 (traseira) |
Rodas | 17 polegadas |
Comprimento x Largura x Altura | 2.145 mm (c) x 760 mm (l); altura não disponível |
Distância entre eixos | 1.367 mm |
Altura do assento | 800 mm |
Altura mínima do solo | 170 mm |
Peso seco | 139 kg |
Capacidade do tanque de combustível | 11 litros |
Cores | Branca e preta |
Painel de Instrumentos | Totalmente digital multifunção, informa sobre o consumo e a autonomia restante, permitindo personalizar sua moto. |
Se nao vir com varios problemas como as europeias, sera uma boa.
Problemas com as Européias?!? Tô por fora. o Que tem acontecido Tiago?
Acompanho um canal no youtube (motomack) e ele disse que essas ktm estão dando muito problema, pois são de uma “terceirizada” e nao tem o mesmo controle de qualidade das KTM de maiores cilindradas, ele disse que é comum entrar alguma no painel, piscas, farol e outros problemas que conhecemos por aqui nas dafras… Espero que venha com a qualidade KTM de verdade.
Que coisa! Estava empolgado com ela. Mas ouvi dizer que é a DAFRA que vai montar e ser um dos distribuidores mesmo… Pena.
Então não compre BMW, DUCATI e TRIUNF pq tb são montadas pela DAFRA, somente que os mecânicos receberam treinamento das fábricas… Aí a coisa muda não é DAFRA que VC está comprando..