Nova Pan America 1250 é lançada oficialmente
Você está fazendo parte da história, conheça a primeira Bigtrail da Harley-Davidson, a nova Pan America 1250, que finalmente foi lançada.
Prepare-se para ver a história do motociclismo acontecer diante dos seus olhos, seja para um grande sucesso, ou, para um tremendo fiasco, pois a Harley-Davidson entra oficialmente para o mundo das Bigtrails com a nova Pan America 1250 começando a ser vendida.
Equipada com o novíssimo motor bicilíndrico em “V” de 1252 cilindradas, a primeira Bigtrail da Harley vem para entrar na briga de um nicho que conta com grandes e consolidadas concorrentes, como é o caso da BMW R 1250 GS.
O modelo foi lançado oficialmente pela marca norte-americana no último mês após diversos meses de espera desde sua primeira aparição, em 2018, apenas como um conceito.
Nova Pan America 1250
Marcando a estreia de motores Revolution que contam com refrigeração líquida e são do tipo V2, a “Pan Am”, apelido carinhoso que a fabricante deu para o modelo, é capaz de gerar a potência máxima de 152 cavalos (a 9.000 rpm) e tem torque de quase 13 quilos (12,95 kgf.m a 6.750 rpm).
Para se ter uma ideia, a sua principal rival R 1250 GS vendida aqui no Brasil entrega 136 cavalos de potência, tendo então 16 cavalos a menos que a novidade da fabricante americana.
Já o visual da nova Bigtrail da Harley não é novidade para ninguém, pois o modelo surgiu como protótipo em meados de 2018 trazendo esse mesmo design.
A parte mais chamativa, sem sombra de dúvidas, é o volumoso conjunto de carenagens que acompanham o tanque e farol na dianteira.
Aliás, o farol no formato de barra de LED imprime um estilo futurista para uma marca que está acostumada com o clássico, mostrando que a Harley realmente está se esforçando para entrar em outros mundos sobre duas rodas.
E apesar da fabricante estar acostumada a pensar em um estilo de pilotagem conservador, no caso da Pan America 1250 eles não mediram esforços para entregar uma posição mais aventureira e que combine com a pegada da moto.
Pan Am 1250 é Bigtrail da Harley
Já na parte tecnológica o pacote equipado na Bigtrail da Harley é extremamente completo. Além do enorme painel com tela colorida sensível ao toque de quase 7 polegadas e conexão Bluetooth, a Pan Am 1250 traz o pacote RDRS (Reflex Defensive Rider System) que oferece os seguintes sistemas:
- Controle de Tração
- Controle de Derrapagem
- Sistema de freio ABS combinado
- ABS atuante em curvas
- Assistente de arrancada em subida
- Controle da pressão de pneus
- Controle eletrônico da suspensão
- Controle eletrônico de altura do assento
- E mais
Nova Pan America 1250 preço e versões
A nova Harley-Davidson Pan America 1250 foi lançada em duas versões, a Standard, uma versão de entrada com aros de liga-leve, e a Special, com rodas raiadas e acessórios exclusivos direto de fábrica.
Ambas começam suas vendas em maio desse ano nos Estados Unidos com preço sugerido de pouco mais de US$ 17 mil (17.319) para a primeira e na casa dos US$ 20 mil (19.999) para a versão Sepcial.
Em conversão direta para o Real no momento da publicação desse artigo, os valores ficam em torno de R$ 98,5 mil (R$ 98.579) para a primeira é de quase R$ 114 mil (R$ 113.834) para a versão Special, mais completa.
Pan America 1250 vs R 1250 GS
Querendo reviver o passado de aventuras que deu início a Harley-Davidson no mercado norte-americano e no mundo, será que a nova Pan Am 1250 será páreo para a já consolidada 1250 GS?
Como comparativo, o preço sugerido da BMW R 1250 GS aqui no Brasil é de R$ 80.500,00 para a versão de entrada e chega aos R$ 114.500,00 para a 1250 GS Adventure, a versão topo de linha.
Apesar de os valores estarem próximos, vale lembrar que estamos falando do preço da Pan America em conversão direta. Não temos nem confirmação se a novidade realmente chegará ao mercado brasileiro. Vamos aguardar.