OFICIAL: Nova PCX 160 lançada no Brasil veja preço e versões
Nova PCX 160 2023 é lançada no Brasil repleta de novidades! Veja seu preço, versões e tudo que mudou na nova PCX 2023.
Honda acaba de lançar a nova PCX 160 no Brasil trazendo diversas modificações e, claro, a principal delas é o upgrade no motor.
Com 65% de suas peças modificadas, a nova geração da PCX chega ao país com boas novidades, como é o caso do controle de tração e também do sistema de alarme integrado a sua chave smart-key.
Separamos dez fatos que você precisa saber sobre a nova PCX 160 2023 que chega ao Brasil, além, claro, do seu preço e versões.
Nova PCX 160 no Brasil
Um resumo dos dez fatos sobre a nova PCX 160:
- Novo Motor 160cc
- Controle de torque HSTC
- Novos amortecedores traseiros
- Novo chassi e nova ergonomia com assento redesenhado e apoio dos pés mais largo e comprido
- Novas rodas, mais espaço embaixo do assento (30,4L) e tomada USB
- Novo design
- Painel inédito
- Smart key em todas as versões e alarme antifurto
- Versões e Cores
- Preço
1 Novo Motor PCX 160
O motor da Honda PCX evoluiu.
Cabeçote maior com cilindro mais largo e menor, aumento de diâmetro do pistão e curso mais curto para ter espaço para as 4 válvulas, evoluindo a combustão, e taxa de compressão melhorada, de 10.6:1 para 12.0:1, fazem dessa uma boa evolução.
Com essas modificações esse propulsor passou de 149,3cc para 156,9cc, resultando no aumento de 13,2cv para 16cv a 8.500rpm e 1,38 kgf.m a 5.000 rpm para 1,5 kgf.m a um giro um pouco maior, 6.500 rpm.
O motor é arrefecido a liquido com ventoinha contínua, que puxa o ar desde o momento que o motor é ligado. Agora ele conta com o a atualização ESP+: Redução de peso, redução de vibração, economia de combustível e aumento na performance.
A Honda nos informou na apresentação oficial do modelo que com essas atualizações a velocidade máxima da PCX passou de 99 km/h na geração anterior para os 111 km/h na nova PCX 160. Homologado pelo Instituto Mauá.
O consumo homologado também foi informado de 44,5 km/l na cidade e de 32,3 km/l na estrada.
Outro detalhe fica por conta do escapamento, que agora conta com novo desenho, mais moderno e que foi ajustado para atender as normas do Promot 5, melhorando a pressão das saídas de gases para baixa, média e alta rotação.
Já o sistema Idling Stop, que desliga o motor da moto após três segundos parado, está mais inteligente e rápido, sendo uma evolução em relação a versão do sistema da geração anterior da PCX.
2 Controle Torque HSTC
Mais um ótimo feature adicionado na nova PCX 2023 é o controle de torque HSTC.
Esse sistema foi desenvolvido para dar mais segurança no dia a dia durante a pilotagem, equiparando a velocidade das duas rodas em caso de derrapamento da roda traseira em condições de pista escorregadia.
Disponível apenas nas versões ABS (veja todas as versões no final dessa matéria), o HSTC pode ser desativado através de botões no painel. Ao religar a scooter o sistema de controle de tração volta a ficar ativo. Deve ser desativado ao subir um terreno de grama, por exemplo.
3 Novos Amortecedores
Outra atualização que chama atenção está no sistema de suspensão traseira da PCX 160.
A Honda nos informou que não só a posição dos amortecedores mudou, ficando três graus mais “em pé” na sua inclinação de fixação, como também possui novas molas. Sendo de triplo estágio, mais progressivo, a disposição dos elos da mola foi melhorada.
O curso da suspensão traseira é 100 mm, assim como o curso da suspensão dianteira, que não sofreu alterações.
4 Chassi e apoio de pés
Seguindo nessa recheada lista de modificações para a nova PCX 2023 vamos falar de sua estrutura.
Do tipo monobloco, o chassi da PCX 160 possui novo desenho, está cerca de 700 gramas mais leve e agora passou a trazer coxins (borrachas) na ligação com a mesa inferior próxima ao guidão.
Esses coxins visam reduzir as vibrações primárias que seriam transmitidas para as mãos do piloto. Basicamente eles retiram vibrações do giro do motor que poderiam ser transmitidas para o chassi e consequentemente para o piloto.
Já no quesito ergonomia, uma das boas mudanças está relacionada ao posicionamento dos pés. Para essa nova geração da PCX o espaço dos pés ficou mais comprido e mais largo, acomodando melhor o sapato ou bota de quem estiver pilotando.
Mantendo a ergonomia de uma forma geral, o entre-eixos da scooter ficou um pouco mais curto, dando mais agilidade. Já a altura do assento fica em 764 mm (ou 76,4 cm).
5 Novas Rodas e espaço embaixo do assento
Como mencionado, mais da metade das peças dessa nova geração da PCX foram modificadas. E as rodas são uma delas.
Com novo tamanho na traseira, passando das 14 para 13 polegadas, as rodas possuem novo desenho, mais moderno e padronizado com as motos da Honda. Essa alteração na medida da roda de trás visou dar mais agilidade para trocas de direção e para ajudar a aumentar o espaço embaixo do assento.
Aliás, o espaço embaixo do banco da PCX passou dos 28 para os 30 litros, acomodando melhor um capacete fechado e mais alguns itens. A Honda informou que um ajuste na parte de baixo do assento possibilitou esse ganho de espaço, associado a roda menor atrás.
Voltando a falar das rodas, o perfil dos pneus ficou 10 mm mais largo, dando maior segurança e confiabilidade durante a pilotagem. Os pneus são Pirelli Diablo Rosso Scooter.
6 Novo Design
O visual da nova PCX 160 2023 dispensa comentários, mas vale algumas observações.
A Honda destacada o estilo mais moderno, com linhas mais sofisticadas, voltados para o lado luxuoso nessa nova PCX. O modelo conta com novo conjunto ótico frontal, com DRL mais angulado, nova lanterna traseira, com desenho tridimensional, e traz um visual mais fluído.
Além do design mais sofisticado e atualizado, um ponto chama atenção: o novo escapamento. Sendo atualizado externa e internamente, o sistema de escape essa visualmente mais robusto e bonito por fora e mais eficiente por dentro.
O novo escape foi atualizado para atender as normas e emissões de poluentes do PROMOT 5.
7 Novo Painel de instrumentos
Mais um ponto interessante que foi mexido na PCX 2023 está no painel. E não foi apenas mudanças visuais, mas também técnicas/estratégicas.
A primeira atualização é que o painel de instrumentos ganhou um novo formato, ficando mais alongado e dispondo as informações de uma forma melhor.
Mas uma boa novidade, que talvez muitas pessoas nem reparem, é que a inclinação da tela mudou. A Honda informa que ajustou o posicionamento do painel para que ficasse mais “em pé”, ou, para que melhorasse sua posição em relação ao campo de visão do piloto.
Agora o painel também traz a informação de aviso de manutenção e troca da correia, alertando a cada 12.000 km rodados, quando deve ser feita a verificação, e aos 24.000 km, quando deve ser substituída.
8 Smart-key + sistema de alarme PCX
Na parte tecnológica, por assim dizer, a nova PCX passa a trazer Smart-key em todas as versões, mas a grande novidade é o sistema de alarme integrado de fábrica.
A partir dessa nova geração, toda PCX 160 sai de fábrica com a chave de presença (que não precisa ser encaixada na ignição da moto) com um sistema de alarme que pode ser ajustado de acordo com o gosto do proprietário.
Através de um dos dois botões presentes na chave o condutor pode acionar o alarme e definir entre três níveis de sensibilidade para que esse alarme dispare quando alguém tocar ou balançar a scooter.
9 PCX 160 Versões e cores
A nova PCX 160 2023 está separada em três versões, onde estas estão disponíveis cada uma em apenas uma opção de cor, veja abaixo:
- PCX 160 CBS na cor Cinza Metálico (diferenciais: freio combinado e não possui controle de tração)
- PCX 160 ABS na cor Branco Perolizado (diferenciais: freio ABS e sistema HSTC)
- PCX 160 DLX ABS na cor Azul Metálico (diferenciais: freio ABS, sistema HSTC e combinação de cor exclusiva)
10 Nova PCX 2023 Preço
A Honda informou o preço sugerido para a nova PCX 2023 e suas versões, veja:
- PCX 160 CBS: R$ 15.460,00
- PCX 160 ABS: R$ 17.000,00
- PCX 160 DLX ABS: R$ 17.400,00