Nova Yamaha R3 2019 é lançada com diversas mudanças
Cada vez mais com a cara da esportiva YZR-M1 do MotoGP, Yamaha lança oficialmente a nova R3 2019 com diversas atualizações. Veja muitas fotos e preço!
Cada vez mais com a cara da esportiva YZR-M1 do MotoGP, Yamaha lança oficialmente a nova R3 2019 com diversas atualizações.
Além das novas carenagens remetendo a superbike de 1000 cc que corre o mundial de motovelocidade, a nova R3 2019 vem com iluminação por LED, novo painel de instrumentos, tanque de combustível e posição do guidão revisadas e até suspensão dianteira invertida.
Basicamente o modelo deixa de lado aquele visual um pouco mais conservador para ficar mais agressiva e esportiva, estimulando o público que é fãs de corridas e visando continuar a briga com a nova Ninja 400 que foi lançada recentemente.
Nova Yamaha R3 2019
Começando pelas partes que modificam tanto o visual quanto a ciclística, os novos faróis em LED ficaram mais finos e inclinados e estão separados por uma falsa entrada de ar central, a mesma exibida na YZF-R15.
O design do para-brisas foi atualizado, assim como o painel digital que agora é bem maior e foi inspirado no painel TFT da R1.
O tanque de combustível, que ficou mais estreito na altura dos joelhos do piloto e mais largo na parte de superior, também foi inspirado na superesportiva e oferece maior conforto ao piloto. A sua capacidade de 14 litros foi mantida.
Outro pequeno ajuste está na altura do guidão. Agora ele ficou mais baixo, cerca de 20 mm, e associado a mudança do desenho do tanque reforça a pilotagem esportiva.
Essas alterações tiveram funções que vão além da estética e ajudam o modelo a melhorar seu desempenho. Segundo informações, houve um ganho de cerca de 10 km/h na velocidade máxima alcançada pela nova R3 2019 em comparação com sua antecessora.
Aliás, na parte mecânica a única atualização de grande impacto é o novo garfo da suspensão dianteira, que agora é do tipo invertido e sua calibragem, que foi reajustada para que possa se dar bem nas adversidades do piso.
Yamaha R3 2019 no motor nada muda
O motor da nova Yamaha R3 2019 continua exatamente o mesmo. Estamos falando de um bicilíndrico de 321 cilindradas, com refrigeração líquida, que é capaz de gerar a potência máxima de 42 cavalos e tem torque de 3,0 kgf.m.
Já o peso total da novidade ficou 3 kg menor, sendo informado com 167 kg, enquanto a altura é de 1.140 mm e a altura do assento se manteve em 780mm.
O desenho das rodas foi mantido o mesmo, porém agora eles estarão calçados com novos pneus radiais Dunlop 110 /70 na dianteira e 140 / 70 na traseira. Ambos de 17 polegadas.
Nova R3 2019 Preço e cores
A nova Yamaha R3 tem o preço sugerido de US$ 5.000 dólares (em torno de R$ 19.000 na conversão direta com a cotação do momento da publicação desse artigo) e chegará às lojas da Yamaha no mercado internacional a partir de novembro. Porém, o modelo já se encontra à venda no site oficial.
As opções de cores oferecidas para a nova R3 2019 serão a clássica Azul, a Preta e a Branca. Essas opções podem variar de mercado para mercado.
Ainda não há previsão de quando o modelo será lançada no Brasil, mas segundo fontes internacionais a Yamaha usará suas instalações em Jakarta com um centro de fabricação global para que as vendas globais da nova R3 comecem a partir do próximo ano.
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O mercado pede uma custon nesta faixa de cilindrada.
Essa nova R3 está de muito parabéns, Vai ser o motor de menos CC e com um alcançe final de velocidade melhores que os da concorrentes ! Acho que uma atualização de motor para ela não precisa no momento, pois ela e uma moto nova no nosso mercado, já a ninja400 teve todas essas atualizações por coisa de muitos anos sem nenhuma atualização importante, pois nela só foi mudado cores e grafismo, sobre a Honda cbr500, a mesma coisa que dá R3, mais. Eu entendo sobre a cb500f não ter um final agradável por ser uma moto de agilidade para… Ler mais »
Com o ganho na velocidade final com essas modificações aerodinâmicas, a R3 2019 certamente irá bater a Ninja 400 como também a CBR 500R, isso com o menor motor entre suas concorrentes. No entanto, seria uma atualização interessante que a yamaha tivesse atualizado o motor da R3 com alguma tecnologia (como atuação de válvula variável) para aumentar o torque e/ou disponibilizar seu torque máximo em giros mais baixos. Isso permitiria alcançar a velocidade final em menos tempo, afirmando sua superioridade como melhor esportiva de baixa cilindrada do mercado.
Porque a yamaha não faz uma entrada de ar verdadeira?
Porque para o tamanho do motor não é necessário. Seria um gasto em projeto e peças sem sentido.