Nova Suzuki GSX-S1000 GT, conheça a Grand Tourer
Suzuki lançada nova GSX-S1000 GT, uma Grand Tourer repleta de tecnologias e confortos para quem pretende encarar boas viagens.
Conforto, controle, conectividade, além do estilo atraente são as promessas destacadas na recém-chegada Suzuki GSX-S1000 GT.
A marca japonesa enfatiza a experiência de uma Grand Tourer, digna da denominação GT, combinada a um desempenho de grande deslocamento. Além disso, a moto pode vir a estar disponível no Brasil.
Na Europa, a GSX-S1000 GT chega já a partir de novembro, e em três diferentes esquemas de cores: o azul claro (Miami), azul escuro (Metallic Reflective Blue) e preto (Dubai).
Visual agressivo
A família GSX ganhou mais uma integrante, com o lançamento mundial da GSX-S1000 GT, que é um modelo Gran Turismo derivado da GSX-S 1000F. A linha da Suzuki é composta também pela naked GSX-S 1000 e ainda, claro, pela superesportiva GSX-R 1000.
Mas a GT é destinada a grandes distâncias, com velocidade, mas com ênfase no conforto. Para isso, a marca diz não ter poupado esforços no projeto, para isolar condutor e passageiro ao máximo, das vibrações transmitidas do motor ou mesmo do chassi.
Junto a isso, podemos observar um visual radical, com um design da dianteira baixa. Dessa forma, o modelo segue novas formas, assim como a GSX-S1000 mostrou ao mundo em abril. Com isso, a GT tem conjunto óptico com faróis pequenos hexágonos em LED.
Por se tratar de uma GT, cuidados e soluções foram pensadas do ponto de vista da eficiência aerodinâmica e da proteção contra o vento. Isso pode ser visto no para-brisa e espelhos, projetados para manter formas mais compactas. Mesmo assim, buscam desviar o vento da cabeça e corpo do piloto.
Nas laterais, as linhas pretendem ajudar a proteger os ombros e os joelhos. Nos dois lados também existe a possibilidade da instalação de malas destacáveis, com capacidade volumétrica de 36 litros cada.
Pacote eletrônico
A Suzuki GSX-S1000 GT ganhou extenso pacote eletrônico, presente com três mapas de motor, que alteram a forma de entrega, mas não a potência máxima do motor. As opções vão desde uma resposta afiada e rápida do acelerador, até uma dinâmica gentil para a estrada.
Também existem cinco níveis de controle de tração, sendo possível desligá-lo. Está presente o quick shift, para subir e descer as marchas, com a agilidade que dispensa o uso da embreagem. No painel ainda vemos uma tela TFT colorida – de 6,5 polegadas – com a comodidade do uso de espelhamento do celular.
Motorização e conjunto GSX-S1000 GT
O motor segue a tradicional arquitetura de quatro cilindros em linha da família Suzuki. Com 999 cm³, o propulsor entrega 152 cv a 11.000rpm e torque de 10,8kgfm a 9.250rpm. A suspensão dianteira é invertida, Kayaba, com tubos de 43mm de diâmetro e 120mm de curso. Ela é totalmente regulável, tanto na compressão quanto no retorno.
Na traseira, a suspensão é do tipo mono, ajustável na pré-carga, e ancorada na balança de alumínio, compartilhada da GSX-R 1000. Na dianteira, vemos dois discos de freio, com 310mm de diâmetro, com pinças Brembo monobloco de quatro pistões. Já na traseira, o disco é simples. Tudo isso com o sistema antitravamento ABS da Bosch.
Com quadro em alumínio, a nova Suzuki GSX-S1000 GT chega calçada com pneus sem câmara, com medida de 120/70 na dianteira e 190/50 na traseira. Ambas as rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro. Com peso de em ordem de marcha de 226 kg e, tanque de combustível com capacidade de 19 litros, a Suzuki fecha o pacote desta GT.
Preço Suzuki GSX-S1000 GT
Na Europa, a Suzuki GSX-S1000 GT chega com o preço sugerido partindo dos 16.140 euros, cerca de mais de R$ 101 mil. A J. Toledo Suzuki do Brasil, representante da marca no país, já movimenta uma possível vinda do modelo.
No site oficial no Brasil há informações a respeito da GT, assim como já houve com a nova GSX-S1000. A possível presença dos modelos, de uma mesma família, alimenta as chances deles virem a rodar efetivamente por aqui.
Moto maravilhosa e com grande tecnologia embarcada, mas o preço tá elevado. Vejamos se vem para o Brasil, espero que sim, mas a que preço.