Nova Suzuki V-Strom 1000 2014 vem cheia de tecnologia e será fabricada no Brasil
A Suzuki V-Strom 1000 estava fora dos mercados desde meados de 2008 quando o modelo não conseguia mais atender as normas de emissões de poluentes, porém, agora retornar as concessionárias com uma super evolução. Podemos chamar assim pois praticamente tudo foi renovado na nova V-Strom 2014.
Seu motor agora possui 1037cc contra as antigas 996cc que equipava a versão de 2008. Mas as mudanças não param por aí, o novo modelo traz a primeira moto da Suzuki a vir equipada com um tecnológico sistema de controle de tração. Tudo isso visando a facilidade de pilotagem em um modelo que é conhecido pela sua força e ferocidade em fortes aceleradas.
O controle de tração, novidade para a Suzuki, é um sistema que reduz e equilibra a potência aplicada na roda traseira quando é percebido um deslizamento da roda, por conta de um piso com pouca aderência ou por uma aceleração brusca. O computador interno do sistema trabalha com variáveis coletadas por sensores e ao unir essas informações toma medidas que garantem e evitam o deslizamento/derrapagem da moto. Algumas das variáveis são a velocidade da moto, rotação do motor, marcha engata e até mesmo a posição do acelerador.
A nova Suzuki V-Strom será fabricada no Brasil, em Manaus, no sistema CKD (em que as peças são importadas e apenas montadas no país) pela J.Toledo e estará disponível nas concessionárias Suzuki em julho de 2014.
Com seu novo motor de 1037cc, do tipo 4 tempos DOHC, com 2 cilindros em V a 90º, refrigeração totalmente a líquido (a antiga versão possuía um segundo radiador à óleo) e injeção eletrônica a V-Strom 1000 2014 é capaz de gerar potência máxima de até 101cv a 8.000RPM e torque máximo de 10,5kgf.m aos 4.000RPM. Esse motor, aliado ao novo sistema de controle de tração, pode garantir uma longa e perfeita viagem de turismo.
Ainda com as novas mudanças os freios, com sistema ABS, foram modificados e agora na sua dianteira são de discos duplos de 310mm com pinças monobloco de fixação radial da marca Tokiko, que permitem uma frenagem inclinada mais segura e estável como nas motos de competições, enquanto que na traseira o freio possui um disco de 260mm com pinça deslizante. Seu sistema de ABS, aliado a toda tecnologia empregada na novidade, trabalha em conjunto com a velocidade em que a moto está rodando para garantir maior eficácia.
Nova Suzuki V-Strom 1000 2014
Para completar a renovação da V-Strom 1000 o modelo vem equipado com um painel completo e que traz todas as informações possíveis de seu pacote tecnológico. Desde informações básicas como mostrador de marchas, velocidade e hodômetros, podemos encontrar também informações como o modo do controle de tração em uso (que são 3 modos diferentes), um contador de distância percorrida e até mesmo um mostrador da possível autonomia com a quantidade de combustível que tem dentro do tanque no momento.
Veja abaixo as especificações e fotos da nova Suzuki V-Strom 2014:
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos DOHC, 2 Cilindros em V |
Cilindrada | 1037cc |
Refrigeração | Líquida |
Potência Máxima | 101cv a 8.000RPM |
Torque Máximo | 10,5kgf.m |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Sistema de Ignição | Eletrônica por CDI |
Marchas | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
SUSPENSÃO E FREIOS | |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido, com amortecimento hidráulico e ajuste de pré-carga |
Suspensão Traseira | Pró-link monoamortecida por amortecedor de mola helicoidal e ajuste de pré-carga |
Freio Dianteiro | Disco duplo de 310mm com ABS |
Freio Traseiro | Disco simples de 260mm com ABS |
PESO E DIMENSÕES | |
Comprimento Total | 2285mm |
Largura Total | 865mm |
Altura Total | 1410mm |
Altura do Assento | 840mm |
Peso em Ordem de Marcha | 228Kg |
Capacidade do Tanque | 20 litros |