Nova Triumph Tiger 1200 2022 é lançada e já aparece no site brasileiro
Nova Tiger 1200 2022 é lançada oficialmente! Modelo já está disponível no site oficial do Brasil com cinco versões diferentes, veja seus detalhes!
Nova Triumph Tiger 1200 foi apresentada globalmente nesta terça-feira. O modelo é uma motocicleta totalmente nova, construída do zero, com o exclusivo motor chamado T-Plane com mais potência, novo chassi e menos peso.
Além disso, assim como a Tiger 900, a recém-chegada será oferecida em duas famílias distintas. A linha Tiger 1200 GT deve ser mais orientada para a estrada, enquanto a série Tiger 1200 Rally fica destinada ao off-road.
As opções já se encontram no site oficial brasileiro da marca e ao todo são cinco versões disponíveis: Tiger 1200 GT, GT Pro e Tiger 1200 GT Explorer; e Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer.
Nova Triumph Tiger 1200 2022
A primeira vista, em termos de design, o destaque fica por conta da nova cara para a Tiger 1200 seguindo os traços já vistos na versão de 900 cc. O conjunto de luzes na dianteira chama a atenção com visual integrado de lado a lado, se diferenciando um pouco da irmã menor. Porém, o restante do estilo visual segue a mesma receita da linha Tiger, como a linha do tanque e carenagens também acompanhando o conceito de estilo que chegou com sua irmã menos potente um tempo atrás.
O chassi aparece quase todo exposto e está na cor branca, dando contraste com o restante da moto e chamando atenção para indicar que é uma moto resistente. O acabamento também segue sendo uma diferencial comum para motocicletas da marca. Está impecável.
Seja na versão mais aventureira, com rodas raiadas, ou na versão mais estradeira que equipa rodas de aro liga-leve, a nova Tiger 1200 manteve a essência da versão anterior, mas com um toque de grande evolução entre versões.
Tiger 1200 2022 Motor
A Triumph destaca o novo coração da Tiger 1200 2022. Trata-se de um novo motor de três cilindros com 1.160 cc e refrigeração líquida. O propulsor, chamado de T-Plane por conta da sua nova arquitetura, entrega 150 cavalos a 9.000 rpm e tem torque de 13,25 kgf.m aos 7.000 giros do motor.
A marca informa que ele une o melhor de dois mundos, com todas as vantagens de um motor bicilíndrico em baixas rotações e de um tricilíndrico nas rotações altas.
Essa nova motorização também oferece melhor aceleração e apresenta um novo eixo de transmissão leve e de baixa manutenção. O câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, algo típico nas motos de alto acabamento voltadas para viagens.
Falando em pegar a estrada, o novo chassi leve inclui uma estrutura de alumínio, com subestrutura de alumínio parafusada e ganchos na garupa. Vemos ainda um novo braço oscilante ‘tri-link’, mais leve e mais forte. O novo quadro é 5,4 kg mais leve que o modelo da geração anterior, rendendo agora em uma moto com peso de 255 kg em ordem de marcha.
Aliás, a Triumph informa que a nova Tiger 1200 está 25 quilos mais leve que a geração anterior, o que resulta em uma pilotagem muito mais dinâmica para a topo de linha da categoria aventureira da marca.
Nos freios a novidade equipa o monobloco Brembo Stylema, além de dotar do ABS atuante em curva otimizado, movido por uma unidade de medição inercial (IMU). A suspensão é uma configuração semi-ativa da Showa. Conjunto avançado e ajustado para a capacidade máxima em estrada e no off-road. O curso dessas suspensões varia de 200 mm dianteira e 320 mm traseira na GT e 220 mm e 320 mm na Rally.
Triumph Tiger 1200 2022 versões
A linha GT da Tiger 1200 contará com rodas de alumínio fundido dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 18. Enquanto que a linha Tiger 1200 Rally será projetada para trabalhos off-road, vindo então com rodas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 18, com raios e do tipo tubeless (sem câmera).
Ambas as famílias 1200 GT e Rally apresentam pela primeira vez duas opções de capacidades distintas para o tanque de combustível. Tiger 1200 GT Explorer e Tiger 1200 Rally Explorer tem tanque de 30 litros. Enquanto isso, as Tiger 1200 GT, 1200 GT Pro, bem como o 1200 Rally e 1200 Rally Pro vêm dotadas com tanque de combustível de 20 litros.
Eletrônica Embarcada
Estão disponíveis até seis modos de pilotagem nas motocicletas, que ajustam a resposta do acelerador, ABS, controle de tração e configurações de suspensão. O modo de pilotagem Off-Road Pro, exclusivo para os modelos Rally Pro e Rally Explorer, é a configuração mais extrema da Triumph no quesito aventura.
Além disso, o modo chuva foi adaptado para fornecer o máximo de intervenção, sendo desenvolvido para maior segurança e controle quando as condições da pista e de pilotagem estão comprometidas.
O conjunto de eletrônicos inclui ainda o sistema Hill-hold, que ajuda a segurar a moto em subidas ou descidas, e Quickshifter padrão (não disponível na GT). Todas as informações são acessadas através do painel TFT de 7 polegadas, dotado do My Triumph Connectivity System instalado como padrão em todos os modelos. O dispositivo permite fazer ligações, navegação passo a passo e até controle de uma câmera GoPro.
Ainda falando de tecnologia avançada, os modelos da linha Explorer, os mais rebuscados de cada família 1200, estão equipados com um novo sistema de radar, feito em conjunto com a marca Continental. Esse grande avanço tecnológico atua em duas funções, um assistente de troca de faixa na pista e outro assistente de ponto cego.
Nova Tiger 1200 2022 preço
A nova Triumph Tiger 1200 na gama GT parte do preço de 14.600 euros (cerca de mais de R$ 92 mil). Já na gama Rally os valores partem dos 17.700 euros (mais de R$ 112 mil em conversão direta.) Para o Brasil a novidade é esperada já para 2022, porém, ainda não há informação oficial de seu preço ou data de chegada. A Triumph Brasil já está coletando uma lista de interessados através do site oficial do modelo no país.