Nova Tiger 900 chega ao Brasil: Tudo que mudou e preço
Após apresentação feita através de uma live nas redes sociais, a substituta da Tiger 800 chega ao país em duas versões, a nova Tiger 900 GT Pro e a Tiger 900 Rally Pro. A principal diferença entre os dois modelos está na proposta de uso. Veja seu preço e tudo que mudou!
Triumph acaba de lançar sua nova Tiger 900 no Brasil. Modelo chega repleto de novidades que vão desde novo motor e pacote tecnológico mais avançado, passam pelo visual e chegam até mesmo nas pedaleiras exclusivas com posições únicas de acordo com a proposta de cada versão.
Após apresentação feita através de uma live nas redes sociais devido as regras de isolamento social, a substituta da Tiger 800 chega ao país em duas versões, a Tiger 900 GT Pro e a Tiger 900 Rally Pro. A principal diferença entre os dois modelos está na proposta de uso.
A Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no On-road. Enquanto que a Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras Off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada.
Nova Tiger 900: o que mudou?
Com uma extensa lista de mudanças, abaixo listamos em um resumo de tudo que há de novo na Tiger 900 que acaba de chegar ao Brasil:
NOVIDADES TÉCNICAS
- Novo motor oferece ronco de bicilíndrica mas que entrega potência e torque tradicional nas médias e altas comum de um propulsor de três cilindros
- Motor oferece pico de torque 10% maior que Tiger 800. Mais potência também
- Novo radiador duplo melhora distribuição de peso
- Nova versão pesa 5 kg a menos que a geração anterior
- Nova estrutura de treliça de aço
- Tanque de combustível maior, com capacidade para 20 litros
- Novo para-brisa ajustável
- Ergonomia revista com assento mais estreito e o guidão mais próximo
- Cada modelo possui uma posição de pedaleira exclusiva, de acordo com o estilo esperado de pilotagem
- Suspensões com componentes Premium feitos sob-medida das marcas Marszocchi e Showa, com ajuste eletrônico em uma das versões
- Sistema de freios de alto desempenho Brembo Stylema para todos os modelos Tiger 900
NOVAS TECNOLOGIAS
- Novos painéis de instrumentos TFT coloridos de sete polegadas para ambas as versões
- Sistema de Conectividade My Triumph
- Novo sistema de freios ABS otimizado para curvas
- Controle de tração com IMU
- Seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro
- Novo recurso, chamado “Antiparalisação”
- Cinco modos de pilotagem no modelo GT Pro
- Sistema de iluminação Full LED
- Novo sistema de Auxílio de Troca de marcha Triumph
- Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB
- Interruptores iluminados com um joystick de cinco direções
DESIGN
- Carenagem reprojetada em menor escala
- Largura mais estreita
- Acabamentos de alto padrão
VERSÕES E PREÇOS TIGER 900 NO BRASIL
- Triumph Tiger 900 GT Pro: (R$ 57.990,00)
- Triumph Tiger 900 Rally Pro: (R$ 59.990,00)
Nova Triumph Tiger 900
Projetada para estabelecer uma nova referência na sua categoria, proporcionando a máxima aventura em cada pilotagem, a Tiger 900 foi completamente modificada em relação à Tiger 800.
A nova versão ganhou um motor triplo de 900 cc com respostas mais imediatas, um incrível padrão de acabamentos, equipamentos e especificações, nova tecnologia de pilotagem melhorada, um novo estilo e uma nova atitude ainda mais agressiva.
Além disso, a Tiger 900 está significativamente mais leve que os modelos anteriores, garantindo que ela seja a moto Adventure de médio porte mais capaz, ágil e dinâmica do planeta. Assim informa o comunicado oficial da marca.
Tiger 900 novo motor
O novíssimo motor de 900cc, com capacidade e desempenho maiores, agora é totalmente compatível com o Euro 5 e possui uma nova ordem de ignição exclusiva, oferecendo maior personalidade e comando de pilotagem.
O resultado é aumento do ruído de admissão sob carga, respostas muito mais ágeis do motor, um ronco incrivelmente distinto, maior maneabilidade e mais facilidade na redução das marchas.
Com isso, a nova Tiger 900 oferece um estilo de aceleração, um ronco do motor e as sensações ao reduzir as marchas típicos de uma autêntica Twin (dois cilindros), ao mesmo tempo em que preserva totalmente o torque, o comando e as potências oferecidas nas faixas intermediária e máxima tradicionais de um propulsor de três cilindros.
Tiger 900 com pico de torque e potência maiores
Esse novo motor oferece um pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores – agora são 87 Nm (a 7.250 rpm), com redução de torque aprimorada e em todas as rotações.
A potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa intermediária e um pico de potência de 95 cv (a 8.750 rpm).
Isso tudo, combinado, proporciona uma aceleração mais ágil, superando significativamente o modelo Tiger 800 da geração anterior. E mais, esse ganho de desempenho vem acompanhado de um ronco do motor muito mais agressivo e envolvente.
Nova Tiger 900 traz inédito radiador duplo
Seu radiador agora é duplo, uma configuração inédita, que melhora o desempenho do resfriamento e reduz o calor ambiente sentido pelo piloto. O novo estilo de radiador reforça a postura e atitude mais marcantes dessa moto de aventura.
Sua forma e configuração permitem uma posição adicional do motor mais à frente, resultando em um centro de gravidade mais otimizado (40 mm à frente e 20 mm mais baixo). Isso melhora a distribuição de peso, ampliando a facilidade de manuseio da moto e também seu equilíbrio em baixa velocidade.
Outras melhorias no sistema do cárter e de resfriamento garantem que isso não tenha impacto na distância em relação ao chão. Há também uma caixa de ar completamente nova, com um novo filtro de ar de acesso mais fácil, além de uma embreagem deslizante e assistida para maior conforto do piloto.
Tiger 900 mais leve e com novo chassi
Com um peso até 5 kg menor que a geração anterior, a nova Tiger 900 oferece a mais emocionante e ágil pilotagem de uma Tiger já proporcionada até hoje.
Sua nova estrutura de treliça de aço não é apenas mais leve, mas agora também possui uma construção modular, com subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados, proporcionando a configuração mais focada em aventura de todos os tempos para a pilotagem Off-road.
Tiger 900 tem tanque de combustível maior e novo para-brisa
As viagens de longa distância também foram beneficiadas por várias inovações da nova Tiger 900. Seu tanque de combustível, por exemplo, agora com capacidade para 20 litros, aumentou sua autonomia.
A moto ainda ganhou um novo pára-brisa ajustável, oferecendo proteção superior contra o vento com um simples ajuste com uma das mãos.
Ergonomia da Tiger 900 foi revista
A ergonomia foi aprimorada e otimizada para o conforto do piloto durante todo tipo de condução.
A largura do assento é mais estreita e o guidão fica 10 mm mais próximo, oferecendo uma posição de pilotagem mais confortável e um nível maior de controle do piloto, parado ou em movimento.
Além disso, cada modelo possui uma posição de pedaleira exclusiva, de acordo com o estilo esperado de pilotagem, e um mecanismo integrado de altura do assento, com duas posições, facilmente ajustável. Isso permite que o piloto altere a altura do assento em 20 mm para a sua configuração preferida.
Tiger 900 traz suspensão eletrônica
Há uma especificação muito alta de suspensão em toda a nova linha 900, com componentes Premium das marcas Marzocchi ou Showa, sob medida para oferecer a capacidade definitiva das novas motos Adventure de médio porte.
Para comodidade e conforto máximos para o piloto, o modelo GT Pro apresenta uma suspensão traseira eletronicamente ajustável, permitindo que o piloto selecione as configurações de pré-carga e amortecimento traseiros por meio de um menu no painel de instrumentos TFT.
Os pilotos podem optar entre nove níveis de controle de amortecimento, variando de Comfort (mais suave) a Sport (mais firme) e quatro configurações de pré-carga.
Sistema de freios da nova Tiger 900
Todos os modelos Tiger 900 agora possuem freios Brembo Stylema, líderes da categoria, para proporcionar ainda maior potência de frenagem.
São pinças leves, compactas, cuidadosamente esculpidas e de alto desempenho, com volume reduzido ao redor dos pistões e das pastilhas de freio, diminuindo o espaço interno ocupado pelo fluido de freio, permitindo uma resposta de frenagem mais imediata.
O aumento do fluxo de ar ao redor das pastilhas também ajuda as pinças a esfriarem mais rapidamente.
Tiger 900 traz painel de instrumentos TFT colorido
Os novos e maiores painéis de instrumentos TFT apresentam informações ao piloto em quatro estilos diferentes, com total clareza.
Há também quatro opções de cores diferentes para escolher e versões de alto/baixo contraste para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação. A nova tela TFT de sete polegadas agora está colada ao vidro para obter uma imagem mais nítida, sem camada reflexiva.
O novo painel de instrumentos TFT já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph, conectando o telefone celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que permite controlar diversas opções por meio de indicadores na tela TFT.
Tiger 900 equipa freio ABS de curva
Novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e controle de tração com IMU é item de série nos dois modelos.
O novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e o controle otimizado da tração nas curvas são ativados por meio de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), desenvolvida em conjunto com a empresa Continental.
Isso permite a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação, esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação.
Nova Tiger 900 traz diversos modos de pilotagem
São seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável pelo Piloto” e “Off-Road Pro”).
Os modos de pilotagem ajustam as configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração para proporcionar o máximo controle ao piloto em todas as condições de pilotagem.
Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos “Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha lenta para evitar paradas. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras fora de estrada avançadas, com freios ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road.
No modelo GT Pro, são cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e “Configurável pelo Piloto”.
Triumph Tiger 900 Full LED
Nova iluminação inteira em LED. Farol, lanternas, luzes indicadoras e faróis de neblina agora são feitos em LED, oferecendo maior luminosidade para o piloto – o que amplia bastante a sua segurança ativa.
Novo sistema de Auxílio de Troca de marcha Triumph (TSA – Triumph Shift Assist). Disponível de série nos dois modelos, o novo recurso foi melhorado, permitindo mudanças de marchas rápidas para cima e para baixo, suaves e confortáveis, sem o auxílio da embreagem, enquanto o piloto mantem a posição do acelerador.
Essa tecnologia reduz a fadiga do piloto e melhora a pilotagem.
Nova Tiger 900 traz algumas comodidades
Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB é outro item que vem de fábrica nos dois modelos.
Trata-se de um local seguro, fechado, sob o assento, que abriga uma prática tomada USB de 5V, para permitir o uso ininterrupto do sistema de conectividade My Triumph e manter o telefone celular sempre carregado.
Para maior conforto e conveniência do piloto, os dois modelos possuem interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Nova roupagem para a Tiger 900 que chega ao Brasil
O inédito estilo agressivo, a carenagem reprojetada em menor escala, os acabamentos revisados e os contornos mais limpos conferem à nova Tiger 900 uma postura de aventura mais distinta e dominante.
Isso é auxiliado pela sua largura mais estreita, pela extremidade dianteira mais leve e pelo design e tamanho do tanque de combustível.
A carenagem inédita tem um estilo de aventura mais focado e agressivo e inclui tanque de combustível, painel de extremidade do tanque, para-lamas alto, painel do assento, protetor do radiador e saída do duto do radiador.
O acabamento e os detalhes também foram aprimorados para o nível mais alto de todos os tempos, tornando a Tiger 900 uma nova referência de qualidade no segmento Adventure.
“Estamos muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato Fabrini, General Manager da Triumph.
Triumph Tiger 900 Preço no Brasil
A nova Triumph Tiger 900 chega às concessionárias do Brasil em duas versões: Tiger 900 GT Pro com preço sugerido de R$ 57.990,00 e Tiger 900 Rally Pro com preço de R$ 59.990,00.
Estes preços são promocionais para o primeiro lote de lançamento da linha, em torno de 70 unidades montadas na fábrica de Manaus (AM) no início do ano. A partir de 1º de julho, os preços da nova Tiger 900 serão reajustados no Brasil.
Assista ao vídeo completo acima onde trazemos todos os detalhes da nova Tiger 900!