Nova Tracer 900 GT 2020 no Brasil: tudo que mudou
Yamaha lança a nova MT-09 Tracer 900 GT 2020 no Brasil repleta de atualizações e novidades. Incluindo novo painel TFT e até piloto automático, veja tudo que mudou!
Yamaha lança a nova MT-09 Tracer 900 GT 2020 no Brasil repleta de atualizações e novidades. Incluindo novo painel TFT e até piloto automático, veja tudo que mudou!
Sendo a sport touring mais leve e potente do mercado, com 215 quilos em ordem de marcha e 115 cavalos de potência máxima, ela entrega a relação peso x potência de 1,86 kg por cavalo.
A lista de mudanças para essa nova versão é enorme e vai desde novas carenagens, novo assento e novo painel de instrumentos, chegando até a aquecedores de manopla, novo guidão e nova balança na traseira.
Nova Yamaha Tracer 900 GT preço no Brasil
Como o próprio comunicado oficial da Yamaha diz, a Nova Tracer 900 GT chega com linhas bem esculpidas, combinando desempenho imediato com conforto e preço altamente competitivo.
Com previsão de chegada às lojas neste mês, a nova Tracer 900 GT 2020 tem o preço sugerido de R$ 49.390,00 + frete. Isso coloca a tricilíndrica de 847 cc da família MT mais voltada para viagens em um bom lugar no mercado.
Esse valor é R$ 3,4 mil maior que o preço pedido pela MT-09 Tracer 900 vendida atualmente no site oficial da Yamaha.
Nova Tracer 900 GT 2020, o que mudou?
A lista de alterações para a nova Tracer 900 GT 2020 é ampla e a Yamaha faz questão de destacar que essas mudanças foram feitas para deixar a pilotagem ainda mais confortável, porém, sem perder a dose de esportividade que o modelo oferece.
O assento do piloto e garupa é novo. Traz desenho mais ergonômico, boa densidade de espuma e até uma proteção para o tanque de fábrica. Agora a altura do assento do piloto pode ser ajustada em duas posições, facilitando o uso por pessoas de diversas estaturas.
Ajudando na parte de conforto em viagens e protegendo do vento e pequenos detritos está o novo para-brisa, maior e mais fácil de ajustar.
Já pensando em quem vai percorrer grandes distâncias e, junto disso, encarar baixas temperaturas, a nova Tracer 900 GT 2020 ganhou aquecedores de manopla, além de novo guidão e novos protetores de mão.
O guidão está mais estreito, permitindo uma posição de condução mais natural que melhora o conforto e ainda ajuda a manter os braços do motociclista fora do fluxo de ar. Já os protetores de mãos foram redesenhados para ficarem mais estreitos e leves.
Para os motociclistas que viajam acompanhados, mais novidades. Na nova Tracer 2020 o garupa passa a contar com novas alças de apoio, feitas em alumínio, e novas pedaleiras. Com elas, as pernas ficam menos dobradas, gerando maior conforto para o garupa.
Yamaha Tracer 900 2020 Nova Suspensões
Ressaltada pela Yamaha em seu comunicado estão as suspensões da nova Tracer 900. Elas foram totalmente revistas e, com a nova balança traseira, chegou a possibilitar uma distância entre-eixos até maior.
Na dianteira, os amortecedores invertidos são totalmente ajustáveis e foram recalibrados. Eles oferecem ao piloto a capacidade de configurar a moto para se adequar a diferentes cargas e condições de uso.
Para um ajuste ainda mais personalizado, muito conveniente na hora de transportar garupa ou bagagem, a nova touring da Yamaha passa a oferecer ajuste de retorno do amortecedor traseiro e um prático ajuste remoto de pré-carga da mola que dispensa o uso de ferramentas.
Já nova balança da suspensão traseira fez com que o entre-eixos passasse de 1.440 para 1.500 mm, gerando um comportamento mais estável e equilibrado durante a pilotagem.
Yamaha Tracer 900 GT 2020 Novo Painel
A nova Tracer 900 GT 2020 passa a vir equipada com um novo e exclusivo painel digital com tela colorida de alta definição em TFT inspirado nas superesportivas da Yamaha. Ele traz informações completas que podem ser customizadas de acordo com o gosto do piloto.
Entre as informações estão os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.
Além disso, ele conta com funções como luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração, Piloto Automático e o mostrador digital que indica em qual modo o Controle de Tração está selecionado ou se está desativado.
Completando, a nova Tracer 900 GT também equipa o Shift Indicator, um sistema para aviso de troca de marcha em que é possível realizar a configuração da luz indicadora de acordo com a rotação desejada.
Fechando o pacote do novo painel está o sensor de luminosidade. Ele é capaz de detectar as condições de iluminação e controlar o brilho do visor de acordo com a luz ambiente, evitando que fique difícil de ler as informações em condições adversas.
Nova Tracer 900 GT 2020 traz até piloto automático
Outro importante item incorporado ao modelo 2020 da Tracer 900 GT lançada no Brasil é o piloto automático, fundamental para tornar as viagens longas mais agradáveis, pois reduz a fadiga do braço e da mão direita na pilotagem.
Esse sistema pode ser usado para controlar a velocidade de cruzeiro da 4ª marcha em diante, entre 50 km/h e 180 km/h, e funciona através de um interruptor no lado esquerdo do guidão, que pode ser usado para aumentar ou diminuir a velocidade de cruzeiro.
Para cancelar automaticamente seu funcionamento, basta acionar os freios, embreagem ou acelerador. O piloto automático possui ainda um botão que permite ao motociclista repor a definição anterior.
Nova Yamaha MT-09 Tracer 2020 Motor
Sendo considerado como um dos principais destaques da nova Tracer 900 está o motor de três cilindros herdado da MT-09. Batizado de CP3, ele vem com a mesma tecnologia Crossplane utilizada na Yamaha M1 de Valentino Rossi no MotoGP.
Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente por entregar o torque e potência de forma linear e progressiva.
São 115 cavalos de potência máxima aos 10.000 rpm e torque de 8,92 kgf.m aos 8.500 giros do motor.
Yamaha Tracer 900 GT 2020 Tecnologias
A nova Tracer 900 2020 lançada no Brasil traz controle eletrônico de tração. Ele é responsável por dosar a entrega de torque do motor na roda traseira e ajuda que ela destracione em acelerações bruscas ou quando houver baixa aderência no piso.
Nele há duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem.
Além disso, o sistema permite ser desligado para tornar a pilotagem ainda mais emocionante, ideal para quem utiliza a Tracer de forma mais esportiva, até mesmo em um track day.
Já nos modos de pilotagem (D-Mode), responsável por adequar as respostas do motor de acordo com a utilização do piloto, a nova Tracer 900 GT traz 3 opções: B, STD e A. Onde na escala a opção B é mais branda e a opção A é a mais agressiva. A STD fica entre elas.
Assim como na superesportiva Yamaha M1 de Rossi e Viñales no MotoGP, a nova Tracer 900 GT vem equipada com embreagem deslizante, chamada de “Slip Clutch”, impedindo o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
E para completar, a Tracer 900 2020 vendida no Brasil vem com o novo sistema de Quick-Shift. Nele é possível fazer a troca de marchas sem uso da embreagem, graças a um sensor junto ao pedal do câmbio que identifica o movimento quando as marchas vão ser engatadas.
Nova Yamaha MT-09 Tracer 900 GT 2020 Preço
Sendo oferecida nas cores Preto Metálico (Midnight Black) e Azul Metálico (Phanton Blue), a nova Yamaha Tracer 900 GT 2020 tem preço sugerido de R$ 49.390,00 mais os custos de frete. A sua data de chegada nas lojas é a partir deste mês de julho.
Muito bom relato