Nova Yamaha FZ-S 2015 150cc é uma street que cairia muito bem ao Brasil
Para reforçar ainda mais a sua posição naquele mercado a Yamaha apresentou uma FZ de 150cc conceito na Auto Expo 2014 de lá. Essa novidade, FZ-S 2015, segue o estilo das motocicletas da série FZ que a fabricante já comercializa por todo mundo e serve para que a marca não fique para trás diante de suas concorrentes, que estão apresentando motos de baixas cilindradas com design e mecânica mais modernos como é o caso da Suzuki Gixxer 155cc que chega em agosto deste ano na Índia.
No mercado asiático a Yamaha comercializa uma motocicleta da linha FZ com 150cc que seria muito bem aceita no mercado brasileiro. Estamos falando da FZ-S, uma naked street que tem apelo um pouco mais esportivo do que a YS 150 Fazer que a Yamaha já vende aqui no país.
Para reforçar ainda mais a sua posição naquele mercado a Yamaha apresentou uma FZ de 150cc conceito na Auto Expo 2014 de lá. Essa novidade, FZ-S 2015, segue o estilo das motocicletas da série FZ que a fabricante já comercializa por todo mundo e serve para que a marca não fique para trás diante de suas concorrentes, que estão apresentando motos de baixas cilindradas com design e mecânica mais modernos como é o caso da Suzuki Gixxer 155cc que chega em agosto deste ano na Índia.
Nova Yamaha FZ-S 2015 na Índia
Em sua versão 2014 a FZ-S traz um motor monocilíndrico de 153cc refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas e com fornecimento de combustível por carburador. Sim, ela ainda é carburada na versão 2014, porém segundo algumas informações, a versão 2015 que está chegando às lojas já deverá vir equipada com injeção eletrônica de combustível, como tem acontecido com outros modelos.
Essa nova configuração é capaz de gerar aproximadamente até 14cv de potência a 7.500rpm e 1,36kgf.m de torque a 6.000rpm. Se comparado com a 150 Fazer que temos aqui a Yamaha FZ-S fica pouca coisa a frente (YS 150 Fazer pode gerar até 12,2cv de potência e 1,28kgf.m de torque).
Design esportivo para uma naked de baixa cilindrada
O novo design apresentado na Auto Expo 2014 (imagem acima) traz um pouco de conceito e um dos detalhes mais evidentes ficam pelo seu escapamento que possui detalhes na cor da moto e sua rabeta traseira que remete muito aos modelos maiores da linha FZ. Seu farol também foi renovado e também segue a linha de suas irmãs maiores.
Apesar de toda sua aparência agressiva a novidade ainda peca em um detalhe onde achamos que motocicletas desse segmento já deveriam receber mais atenção: seu freio traseiro é a tambor, como na nova Suzuki Gixxer 155. Na dianteira o modelo recebe freio a disco.
Especificações técnicas da Yamaha FZ-S 150
Engine type Motor | Air-cooled, 4-stroke, SOHC, 2-Valve Refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas |
Displacement Deslocamento | 153.0cc 153.0cc |
Bore & Stroke Diâmetro e curso | 58.0 × 57.9mm 58,0 × 57,9 milímetros |
Compression ratio Taxa de compressão | 9.5:1 9.5:1 |
Maximum output Potência máxima | 14PS @ 7,500 rpm 14PS @ 7.500 rpm |
Maximum torque Binário máximo | 13.6 Nm @ 6,000 rpm 13,6 Nm @ 6000 rpm |
Starting method Começando o método | Electric & Kick Eléctrico e Kick |
Lubrication type Tipo de lubrificação | Wet Sump Cárter Molhado |
Fuel Supply Fornecimento de combustível | Carburetor Carburador |
Clutch type Tipo de embraiagem | Wet, multiple-disc Molhado, discos múltiplos |
Primary/secondary reduction ratio Relação de redução primária / secundária | 3.409 / 2.857 3.409 / 2.857 |
Transmission type Tipo de transmissão | Constant mesh 5-speed Malha constante de 5 velocidades |
Gear ratio Relação | 1st=2.714 2nd=1.789 3rd=1.318 4th=1.045 5th=0.875 1 = 2,714 2 = 1.789 3 = 4 = 1.318 1.045 5 = 0,875 |
Cylinder layout Layout de Cilindro | Forward-inclined Single Cylinder De inclinação frontal único cilindro |
Battery Bateria | 12 V, 5.0 Ah 12 V, 5,0 Ah |
Frame type O tipo de quadro | Diamond Diamante |
Suspension (front/rear) Suspensão (frente / trás) | Telescopic/ Monocross Telescópica / Monocross |
Wheelbase Distância entre eixos | 1,334mm 1.334 milímetros |
Brake type(front/rear) Tipo de freio (frente / trás) | Disc/Drum Disco / Tambor |
Tire size (front/rear) Tamanho do pneu (frente / trás) | 100/80-17 / 140/60-R17 100/80-17 / 140/60-R17 |
Headlight Farol | 12 V, 35/35W 12 V, 35/35W |
Caster / trail Caster / trilha | 25 degree/ 101 mm 25 graus / 101 milímetros |
Overall Length × Width × Height Comprimento x largura x altura | 2075 mm × 770 mm × 1,090 mm 2,075 milímetros × 770 milímetros × 1090 milímetro |
Seat height Altura do assento | 790 mm 790 milímetros |
Wheelbase Distância entre eixos | 1,334 mm 1.334 milímetros |
Minimum ground clearance Distância mínima ao solo | 160 mm 160 milímetros |
Kerb weight Tara | 135 kg 135 kg |
Fuel tank volume Volume do tanque de combustível | 12 liters 12 litros |
gostaria de saber quando vem prara o brasil e qual volor, vou comprar a nossa fezer em fevereiro se esta nova
for chega ao brasil este ano vou esperar.
nunca virá p brasil
temos que se contentar com essas carroças que fabricam aqui!!!
Bem que ela podia vir pro Brasil, ela é linda.
essa moto vem para o brasil sim ou nao
ai galera se eu fosse diretor da yamaha tentaria aumenta a cilindrada para concorrer com cb 300 e deixaria a fazer 150 sed como esta
As vezes, não fica tão cara como pensamos… Ai, ai uma dessa aqui
mais bunita que a CG 300
freio a disco na traseira é um mito…
uma moto dessa não vem para o brasil nunca ! O preço que eles iriam querer cobrar pelo modelo iria entrar em conflito com a cilindrada da moto.
Concordo! Só lá fora que lançam modelos bonitos (isso vale para todas as marcas, para carros e motos). Aqui só tem coisa feia!
Afinal, vai vir pro Brasil ou não?!