Rumores vindos da Europa dão conta de que a fabricante já está trabalhando na nova Yamaha Ténéré 900. O modelo seria uma novidade na linha de produtos da fabricante, visando ser ainda mais competitiva no mercado das motos aventureiras.

Seria bem vinda essa novidade? Além disso, poderia essa nova trail 900 então desembarcar no Brasil?

Bem, poderia ser o retorno do nome Ténéré ao nosso país, que desde o lançamento da T7, em 2019,

vive apenas na expectativa de chegada da motocicleta.
0
Concorda?x

 

Nova Yamaha Ténéré 900 pode vir aí

Segundo informações divulgadas pelo site francês, Moto Station,  a equipe de desenvolvimento da Yamaha já trabalha no projeto da nova Ténéré 900. Este rumor foi também capa da revista Moto Revue, que é uma das publicações mais tradicionais de motocicletas da Europa.

Conforme divulgado pelos meios, o projeto da nova moto adventure japonesa já estaria mesmo em uma fase avançada. Os mais empolgados, até podem falar de uma possível apresentação ainda neste ano, por parte da Yamaha.

Se as especulações se confirmarem, o que pode ser visto será um modelo que segue o padrão já utilizado na Ténéré 700. Falamos de uma moto trail nascida do compartilhamento de conjuntos com outros modelos da fabricante.

Atualmente, a T7 é movida pelo motor CP2, um bicilíndrico com refrigeração líquida, DOHC de 689 cm³. Usina que move também as naked MT-07 e XSR 700, além da carenada R7. Seguindo esse princípio, a nova Ténéré 900 utilizaria toda a mecânica vista na MT-09, XSR 900, Tracer 9 e a conceitual Niken.

Seria uma T9 movida pelo motor CP3 de três cilindros com 889 cm³. Nos atuais modelos em produção mencionados, esse propulsor entrega potência máxima de 119 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 9,48 kgf.m aos 7.000 giros. Na nova trail essa usina pode ainda receber ajustes.

 

Nova Ténéré 900

Até o momento, as informações sobre a suposta Ténéré 900 ainda são escassas. No entanto, os rumores apontam que a nova motocicleta venha com a mais alta tecnologia. Seria então uma aventureira com um pacote mais generoso que a trail ‘raiz’ T7.

A Ténéré 700 nasceu como uma proposta de ser uma moto mais ‘enxuta’. No entanto, recentemente ganhou a versão World Raid, que trouxe acessórios já vistos em suas concorrentes, o painel de TFT, conexão por Bluetooth e piscas em LED.

Então a T9 poderia trazer tudo isso, junto de controle de tração, modos de pilotagem e ajustes eletrônicos. Mais do que isso, seria uma nova trail de maior potência, desde a extinta Super Ténéré 1200, que não deixou sucessora no mercado.

Nova Ténéré 900 vem ao Brasil?

A Yamaha ainda não disponibiliza a Ténéré 700 no mercado brasileiro. Se tratando de um modelo de média para alta cilindrada, e com pacote modesto de tecnologias, a motocicleta poderia enfrentar dificuldades em seu competitivo nicho por aqui, porém, o segmento demonstra bastante interesse no modelo.

Em função do alto custo de venda, há certo receio de que poderia ser disponibilizada. A T7 é sucesso na Europa e nos Estados Unidos. No exterior, a trail tem preço de cerca de 10.400 euros (R$ 55 mil), ou seja, 40% mais cara que a MT 07. Aqui no país, a naked ainda de geração passada tem preço sugerido de R$ 45.190.

Por outro lado, uma Ténéré 900 melhor equipada daria mais fôlego para a Yamaha brigar com as concorrentes, caso fosse lançada no Brasil. Em nosso mercado, ela iria enfrentar motos como a BMW F 850 GS, KTM 890 e Triumph Tiger 900, e até com motos maiores, como por exemplo a Africa Twin 1100.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários