Novas CB e CBR 650R chegam às lojas com preço na casa dos 40 Mil
Destaques no último Salão Duas Rodas, novas CB 650R e CBR 650R 2020 chegam nas concessionárias neste mês com preço partindo de pouco mais de R$ 39 mil para a primeira e R$ 41 mil para a segunda.
Destaques no último Salão Duas Rodas, novas CB 650R e CBR 650R 2020 chegam nas concessionárias neste mês com preço partindo de pouco mais de R$ 39 mil para a primeira e R$ 41 mil para a segunda.
Os dois modelos sãos a “nova cara” da Honda e são responsáveis por trazer um novo posicionamento da marca, com motos mais modernas, boa tecnologia e que se enquadrem nos gostos atuais do público.
A nova CB 650R 2020 traz o já conhecido estilo Neo Sports Café trazido ao Brasil junto com a CB 1000R NSC. Já a CBR 650R 2020 vem para ser a nova esportiva de entrada da marca, herdando o visual agressivo e a esportividade da sua irmã maior, a Fireblade.
Nova CB 650R 2020
Inspirada no conceito Neo Sports Café, inaugurado no Brasil pelo modelo CB 1000R, a nova representante da linha CB mistura design minimalista com a agressividade típica das Café Racer, o que explica a substituição do sufixo “F” de Fun pelo “R” em seu nome.
Esse conceito NSC é apresentado na naked de 4 cilindros de entrada da Honda através do seu estilo compacto, que propositalmente deixa exposto e evidencia o motor de 649 cilindradas e suas 4 saídas de escapamento.
E essa mudança de estilo também acabou resultando em uma redução de peso na casa dos 4 quilos.
Outro ponto que foi renovado junto com o novo estilo da CB 650R é sua ciclística. Com guidão de alumínio em formato cônico e pedaleiras levemente recuadas, a posição de pilotagem da naked ficou levemente mais agressiva e esportiva.
Para completar, a iluminação da novidade é do tipo Full-LED, dando destaque para o farol dianteiro com LED circular que já é característico da linha Neo Sports Café no Brasil.
O painel de instrumentos é do tipo Blackout em LCD e, finalmente, passa a trazer indicador de marchas engatadas e agora equipa até uma luz-alerta de “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marchas e pode ser personalizada.
Nova CBR 650R 2020
Enquanto isso, a novíssima CBR 650R 2020 vem para se tornar a porta de entrada para o mundo das esportivas da Honda, sendo totalmente inspirada na superesportiva topo de linha Honda, a Fireblade.
A fabricante destaca que a esportiva também segue o conceito “Total Control” e mesmo com a troca do “F” pelo “R” no nome segue sendo acessível para usuários de diferentes níveis, sendo uma moto interessante tanto para os mais experientes quanto para os novos pilotos.
A nova CBR 650R 2020 traz de volta toda agressividade e esportividade que se espera de uma moto da família CBR e isso é evidenciado pelo seu visual. Aqui a Honda destaca o conjunto de carenagens e faróis na dianteira, com farol duplo e entradas de ar que ditam o estilo esportivo.
O novo banco em dois níveis, a rabeta compacta e os semi-guidões fixados sob a mesa superior, que oferecem posicionamento ideal para pilotagem esportiva, são outros detalhes que deixam clara a intenção de entregar uma moto mais esportiva que a versão anterior.
Iluminação Full-LED e o painel Black out com indicador de marchas também estão presentes na nova CBR 650R.
O que as duas CB e CBR 650R têm em comum?
Em comum, as novas CB e CBR 650R 2020 trazem diversos itens que vão desde a atualização técnica do motor, passam por novos chassi e suspensão dianteira e chegam até no sistema de controle de torque e novas rodas.
- Motor (Atualização Técnica)
- Chassi (novo formato e material
- Sistema HSTC – Controle de Torque (novo)
- Embreagem (nova)
- Suspensão dianteira invertida SFF (nova)
- Cáliper de freio dianteiro radial (novo)
- Novas rodas, mais leves (novo)
Começando pelo motor, o tetracilíndrico DOHC arrefecido a líquido de 649 cilindradas passou por uma atualização técnica que visou dar essa nova cara mais esportiva para os dois modelos. A ideia foi aumentar a entrega de potência em médias rotações.
As modificações realizadas no motor para obter esse novo “caráter” envolveram o redesenho dos pistões e das câmaras de combustão, além de alterações no sistema de distribuição, no qual os comandos de válvulas, molas e corrente de acionamento foram ajustados para as novas características de potência e torque.
O resultado foi que as novas CB’s têm potência máxima de 88,4 cv à 11.500 rpm e torque de 6,13 kgm.f aos 8.000 giros do motor.
Outra novidade é a embreagem, que agora é do tipo deslizante e assistida, assim ela auxilia evitando a perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marchas, comum na pilotagem esportiva, e ainda reduz em 12% o esforço necessário para apertar o manete ao acionar a embreagem.
Relacionado ao controle da moto, mas nesse caso mais voltado a condições de pilotagem em pisos de baixa aderência, as novas CB’s passam a trazer o sistema de controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control) que se encarrega de conter eventuais perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração.
As Honda CB 650R e CBR 650R compartilham um chassi tubular de aço tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 kg se comparado com o chassi da “F”.
As traves que sobem em direção guidão também tiveram sua especificação modificada, estando mais flexíveis na região central e mais rígidas na conjunção com a coluna de direção. E essa alteração está diretamente ligada com a chegada da nova suspensão dianteira, a Showa SFF do tipo invertido.
A sigla SFF vem de “Separated Function Fork”, que remete à tecnologia que separa as funções entre as bengalas, na qual uma age como amortecedor de dupla ação e outra como mola.
A suspensão traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições, trabalhando vinculado diretamente a balança de suspensão traseira assimétrica.
O sistema de frenagem também passou por uma evolução, com o ABS antitravamento atuando no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões que agora estão fixados radialmente. Ou seja, centralizando o esforço no eixo da roda.
E para fechar o pacote, as novas CB e CBR 650R trazem novas rodas. Elas estão mais leves, com cinco raios duplos e calçam pneus de medidas 120/70 aro 17 na dianteira e 180/55 aro 17 na traseira.
Nova CB 650R e CBR 650R Preço
As duas renovadas representantes da família CB de média cilindrada já estão disponíveis nas concessionárias da Honda, onde a CB 650R 2020 tem o preço sugerido de R$ 39.419,00 e a esportiva CBR 650R 2020 tem o preço de R$ 41.080,00.
As cores para CB 65R são azul perolizado, vermelho e prata metálico, enquanto que para a CBR 650R são vermelho e cinza metálico.