Qual a importância do capacete para o motociclista?
O capacete é um item fundamental e obrigatório por lei no Brasil para todos os motociclistas e garupas. Ele garante a segurança de ambas em casos de acidente, protegendo uma das partes mais vitais e que mais sofre em casos de acidentes ou quedas.
Muito mais que demonstrar o estilo do motociclista o capacete garante uma ótima proteção ao seu utilizador, evitando traumatismos causados por quedas ou acidentes. Quando as motocicletas começaram a surgir no mundo os “capacetes” usados eram totalmente diferentes de hoje em dia. Basicamente tratavam-se de uma espécie de gorros feitos em couro combinado com óculos, estilo os que eram usados na primeira e segunda Guerras Mundiais. Segundo algumas informações obtidas a maior incidência de pancadas num acidente de moto ocorre na cabeça, onde a lateral esquerda do queixo recebe 15% das pancadas e a lateral direita 18%. Por isso a recomendação de utilizar somente os chamados capacetes “fechados”, que protegem toda a cabeça. Já que abordamos um tipo de capacete, vamos falar sobre alguns tipos:
Capacetes Integrais (ou “Fechados”)
São literalmente fechados, contando com uma viseira que completa a proteção total do pescoço para cima. Geralmente garante mais segurança por conta da sua estrutura e resistência. Um pequeno ponto negativo é que em cidades mais quentes ele pode atrapalhar por conta do calor gerado.
Capacetes Híbridos
São aqueles em que é possível deslocar para cima à parte frontal/queixo do capacete, fazendo com que ele fique ao estilo de um capacete “aberto”.
Capacetes Abertos
Os mais famosos em cidades litorâneas e onde o calor é excessivo. Basicamente protegem as laterais do rosto, parte de traz e topo da cabeça, deixando todo o rosto, inclusive o queixo, exposto em caso de um acidente. Esse tipo de capacete é considerado de baixa segurança e deve ser utilizado somente em trajetos urbanos e que não exigem muita velocidade, pois não garantem muita segurança em caso de acidentes.
Capacetes Coquinho
É famoso capacete utilizado por motociclistas custom, principalmente donos de Harleys. Este é proibido no Brasil pois geralmente só protege o topo da cabeça, e as orelhas são coberto por uma espécie de couro.
O capacete é um item fundamental de segurança para motociclistas e seus passageiros. Nunca trafegue sem utilizá-lo, um pequeno acidente pode custar uma vida ou seqüelas pro resto dela. Seja consciente.
Parabéns pela matéria, realmente o capacete é um acessório indispensável para a proteção do motociclista, temos que se atentar em utilizar o modelo certo para cada ocasião, se for pegar a estrada ande com o capacete fechado e de preferencia de um modelo com mais fama de proteção.