Qual é a Moto do Ano 2023? Conheça as vencedoras
A premiação dos modelos vencedores da 25ª edição do Prêmio Moto do Ano, promovido pela revista Duas Rodas, aconteceu no dia 1º de dezembro de 2022.
No evento, os convidados conheceram os resultados das avaliações realizadas pelo júri, composto por 13 jornalistas especializados e influenciadores, no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP).
Seku Mello, aqui do Motorede, participou dos dois dias de testes com mais de 30 motos que estavam na disputa.
Prêmio Moto do Ano 2023
Neste ano, 38 modelos de motos, separados em 10 categorias diferentes, além da moto do ano, passaram pelas avaliações dos 13 jurados do prêmio.
Durante os dois dias de testes nas pistas (de asfalto e terra), as motocicletas receberam notas para os seguintes quesitos:
- Motor
- Freios
- Suspensões
- Agilidade
- Conforto
- Design
- e Custo-benefício
Ao final de toda a avaliação, as notas foram consolidadas pela comissão da Revista Duas Rodas e por fim, em evento exclusivo, as vencedoras foram anunciadas baseado na média das notas.
Moto do Ano 2023
Nesta 25ª edição do Prêmio Moto do Ano, a Ducati Multistrada V4S recebeu a maior média entre todas as concorrentes, de todas as categorias, sendo a grande vencedora e se tornando a Moto do Ano 2023.
A moto, que tem preço sugerido de R$ 144.990,00, vem equipada com o novo motor V4 Granturismo de 170 cv e empolga nas acelerações e retomadas.
“Com estilo digno de uma italiana, o modelo inspira boas e grandes viagens com muita emoção, tecnologia e conforto”, comenta Seku Mello.
Moto Destaque do ano
O Destaque do Ano ficou para a Harley-Davidson Pan America 1250, primeira big trail da história da marca.
“É uma moto equipada com motor V2, de 150 cavalos de potência máxima, que muda o conceito da marca e da tradição. Ela veio com muita tecnologia e surpreendeu tanto no asfalto, quanto na terra”, afirma o piloto de testes Leandro Mello.
A moto chegou ao mercado nacional para quebrar barreiras e trazer a Harley para um novo mercado, além das motos Custom.
Além da Moto do Ano e da Moto Destaque do Ano, outras 10 categorias foram premiadas, veja:
Adventure: Ducati Multistrada V4 S
Equipada com motor V2, de 150 cavalos de potência máxima, o modelo muda o conceito da marca e da tradição. A moto também foi pioneira no Brasil, trazendo itens como radar, auxiliando no monitoramento nos pontos cegos no trânsito.
Big Trail: Triumph Tiger 1200 GT Explorer
A Tiger 1200 GT Explorer trouxe igualmente a novidade dos radar de ponto cego. Além disso, trouxe um conjunto robusto para o mundo on/off-road, com tanque de 30 litros, 5 modos de pilotagem e suspensões Showa. Além do motor de 3 cilindros de 150 cv.
Classic: Kawasaki Z 900RS R Edition
Relembrando o estilo clássico da Z1 original, a Kawasaki Z 900RS traz elementos de design atemporais com carroceria mínima e sem carenagem. Ou seja, uma moto com visual de puro estilo retrô. A R Edition trouxe o diferencial dos grafismos “Yellow Ball” e suspensão traseira da Öhlins.
Off-road: KTM 250 SX-F
A 250 SX-F é a primeira moto brasileira da KTM produzida no mercado nacional. Tudo isso, graças a um processo de nacionalização da linha que expandiu as operações da marca na unidade fabril em Manaus (AM). A SX-F é movida por um motor monocilíndrico de 249,9 cm³, de quatro tempos – que gera 47 cv de potência e trouxe todas as atualizações vistas na Europa.
Naked: Honda CB 1000R Black Edition
A CB 1000R foi a precursora do estilo Neo Sports Café, combinando um design ainda mais minimalista com a as clássicas linhas das Café Racers. Rabeta curta e o novo farol de LED em formato de gota complementam a esportividade. O modelo é movido por um motor de 4 cilindros, entregando 142,8 cv de potência!
Scooter: Honda X-ADV
A X-ADV inovou ao combinar as capacidades e o desempenho de uma moto de aventura com o conforto, a comodidade e a facilidade de deslocamento de uma scooter de grande porte. Esse “SUV de duas rodas” desafia as convenções e é movido por um motor de 745 cc, com 58,6 cavalos de potência.
Sport-touring: Suzuki GSX 1300R Hayabusa
A Suzuki GSX 1300R Hayabusa é a terceira geração da moto que se tornou uma lenda, ainda no início dos anos 2000. O modelo com motor de 4 cilindros em linha, refrigerado a líquido a 4 tempos, entrega agora potência máxima 190 cv e torque de 15,30 kgf.m, junto do visual e tecnologia refinados.
Touring: Triumph Tiger Sport 660
A Tiger Sport se inspira na tradição e visual das grandes big trail da família Tiger. No entanto, é movida pelo mesmo motor tricilíndrico da novíssima naked Trident 660, com 81 cavalos. No conjunto da Sport ainda estão as suspensões da Showa com maior curso e posição de pilotagem touring.
Street: Yamaha Fazer FZ 15 ABS
A Yamaha Fazer FZ 15 ABS esteve entre os assuntos mais comentados deste ano. O modelo chegou apostando em um conjunto bastante completo e visual de moto de maior cilindrada. Ou seja, uma 150 cc com projetor e lanterna de LED, freio ABS na dianteira e pneus mais largos.
Trail: Yamaha Crosser Z ABS
A Crosser Z ABS figura como uma das motos mais vendidas da Yamaha no Brasil. E neste ano o modelo ganhou visual novo, trazendo conjunto de farol com facho de LED e tomada 12V. Tudo isso no conjunto do modelo com para-lamas alto, marca registrada das motos trail.
Vencedoras do Prêmio Moto do Ano 2023 (categorias) | |
Adventure | Ducati Multistrada V4 S |
Big Trail | Triumph Tiger 1200 GT Explorer |
Classic | Kawasaki Z900RS R Edition |
Off-road | KTM 250 SX-F |
Naked | Honda CB 1000R Black Edition |
Scooter | Honda X-ADV |
Sport-touring | Suzuki GSX 1300R Hayabusa |
Touring | Triumph Tiger Sport 660 |
Street | Yamaha Fazer FZ 15 ABS |
Trail | Yamaha Crosser Z ABS |
Destaque | Harley-Davidson Pan America |
Moto do Ano 2023 | Ducati Multistrada V4 S |