Scooter Yamaha TMax 2014 com suas 530cc custa R$42.500,00
No nível de seus concorrentes o maxi scooter Yamaha TMAX 2014 traz um visual esportivo e tecnológico para brigar por espaço nesse segmento que acaba de receber mais alguns concorrentes de peso, como o BMW C 600 Sport (com preço bem maior, de R$52mil) e a linha de scooters DAFRA como o MaxSym 400i.
Conceito padrão dos novos maxi scooters o TMAX também prima pela combinação de bom desempenho e dirigibilidade próxima de uma motocicleta. Tudo isso com a praticidade de ser “apenas” um scooter e com preço dentro dos padrões da categoria: R$42.500,00.
O Yamaha TMAX 2014 vendido nas concessionárias do país é uma versão importada que recebeu aprimoramentos em 2012 e traz consigo um motor de dois cilindros com 530cc, arrefecido a liquido, com injeção eletrônica e capaz de produzir a potência máxima de 46,2cv a 6.750rpm e torque máximo de 5,3kgf.m a 5.250rpm. Seu motor é fixado ao quadro de alumínio da TMAX e fica posicionado em uma parte central do scooter, ao contrário de outros modelos que possuem seus propulsores instalados na roda traseira.
Sua potência e torque estão bem abaixo do tecnológico e de maior cilindrada BMW C 600 Sport (Potência: 60cv; Torque de 6,73kgf.m) e também abaixo do Suzuki Burgman 650 (Potência: 55cv; Torque: 6,32kgf.m), porém, acima do DAFRA MaxSym 400i (Potência: 33cv; Torque: 3,2kgf.m). Claro que são comparações entre scooters de cilindradas diferentes e cada um tem sua particularidade.
O maxi scooter da Yamaha consegue obter um grande benefício por conta do posicionamento de seu propulsor: a distribuição de seu peso. São 221kg ao total na versão com ABS que estão distribuídos entre os dois eixos e o posicionamento do motor faz a concentração do peso ficar no centro do veículo.
As informações abaixo são do site oficial do Yamaha TMAX 2014 e nos trazem mais algumas explicações quanto ao maxi scooter. Em seguida segue a ficha técnica e fotos do modelo.
QUADRO EM ALUMÍNIO – Construída com base em um quadro de alumínio fundido, leve e resistente, a TMAX proporciona uma manobra ágil a baixas velocidades e uma estabilidade impressionante a altas velocidades. O motor, montado no interior do quadro, proporcionando um baixo centro de gravidade que permite uma condução ágil e de resposta imediata.
ALTO DESEMPENHO – O motor a 4 tempos de 4 válvulas com refrigeração líquida e 530cc foi construído com uma série de componentes leves e eficientes. Isso tudo resulta em alto nível torque, proporcionando rápida aceleração e arranque impressionante. Uma vantagem que você vai sentir sempre que o semáforo ficar verde.
RODAS GRANDES E FREIO ABS – Para uma boa estabilidade em alta velocidade, juntamente com uma fácil condução no trânsito, a TMAX está equipada com rodas de 15 polegadas de diâmetro. Os Freios a disco dianteiros duplos de 267mm e traseiro de 282mm produzem uma frenagem eficaz, permitindo um controle ideal. Para uma maior segurança vem equipada com ABS.
TRANSMISSÃO POR CORREIA – Construída em fibra de aramida durável e resistente, a transmissão por correia permite que a potência seja distribuída de um modo extremamente linear e permite uma ligação mais próxima do acelerador ao motor. Isto significa um contato mais próximo com a sua TMAX.
Ficha Técnica Yamaha TMAX 2014
Motor | ||||
Tipo | 4 tempos, Refrigerado a água, DOHC, 4 válvulas | – | – | – |
Quantidade de cilindros | 2 cilindros em linha | – | – | – |
Cilindrada | 530 cc | – | – | – |
Diâmetro x curso | 68 x 73mm | – | – | – |
Taxa de compressão | 10,9:1 | – | – | – |
Potência máxima | 530 cc 46,5 cv (6750rpm) | – | – | – |
Torque máximo | 5.3 kgf.m / 5250r/min | – | – | – |
Câmbio | Correia-V, automático | – | – | – |
Sistema de ignição | TCI | – | – | – |
Sistema de partida | Elétrica | – | – | – |
Chassi | ||||
Curso da suspensão dianteira | 120 mm | – | – | – |
Curso da suspensão traseira | 116 mm | – | – | – |
Freio dianteiro | Disco hidráulico duplo de 267 mm de diâmetro | – | – | – |
Freio traseiro | Disco hidráulico duplo de 282 mm de diâmetro | – | – | – |
Pneu dianteiro | 120/70R15M/C 56H (Tubeless) | – | – | – |
Pneu traseiro | 160/60R15M/C 67H (Tubeless) | – | – | – |
Dimensões | ||||
Distância entre eixos | 1580 mm | – | – | – |
Altura do assento | 800 mm | – | – | – |
Peso seco | 204 kg | – | – | – |
Capacidade do óleo do motor | 3,5 L | – | – | – |
Capacidade do tanque de combustível | 15 L | – | – | – |
Comprimento total | 2200 mm | – | – | – |
Geral | ||||
Cores | Branca e Cinza | – | – | – |
Painel de Instrumentos | Painel Analógico – velocímetro, tacômetro, marcado do nível de combustível e temperatura da água do motor / Relógio Digital / hodômetro Cilindrada real total e parcial de cristal líquido | – | – | – |
Nível de Emissões de Ruido | >> clique aqui e saiba mais | – | – | – |
Dispositivo para Transporte de Carga | Modelo especificado para transporte de carga. Saiba mais. |