Substituta da XRE 300, nova CRF 300 Rally cairia bem no Brasil
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da nova CRF 300L e CRF 300 Rally 2021. Nos últimos dias elas se tornaram conhecidas do público brasileiro sendo sugeridas como substituta da XRE 300 por aqui.
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da nova CRF 300L e CRF 300 Rally 2021. Nos últimos dias elas se tornaram conhecidas do público brasileiro sendo sugeridas como substituta da XRE 300 por aqui.
Na verdade, a nova CRF 300 Rally é o mais novo lançamento Honda que chega para substituir a já conhecida CRF 250 Rally do mercado internacional. Como novidades, o modelo traz novo motor, ficou mais potente, mais leve e traz até um novo painel de instrumentos e farol de LED.
Será que agora, como uma moto de 300cc, ela poderá ser a substituta ideal para a XRE 300 no mercado nacional? Vamos ver a seguir!
Substituta da XRE 300
Já falamos algumas vezes da CRF 250 Rally aqui no Motorede e desde então os brasileiros ficaram empolgados para que o modelo fosse lançado por aqui.
Porém, não parecia correto lançar uma moto Trail de 250cc no mercado nacional junto com a famosa XRE 300, nem muito menos substituir a XRE por uma versão menor, como essa CRF 250L ou Rally.
Mas agora parece que temos uma luz no fim do túnel, pois no mercado tailandês a Honda acabou de lançar uma nova geração desses modelos, passando de 250 para 300 cilindradas, e trazendo várias novidades. Começando pelo motor, que ficou maior e mais potente.
Honda CRF 300 Rally
O coração da CRF 300 Rally 2021 é um novo motor de 286 cc com duplo comando no cabeçote (DOHC) e injeção eletrônica de combustível que entrega bem mais potência que a versão anterior.
Agora, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 31 cavalos (a 8.500 rpm) contra os 24,4 da CRF 250 Rally. Já o torque passou de 2,21 para 2,66 kgf.m (a 7.000 rpm).
Isso representa um aumento de 27% na potência em relação ao modelo de 250 cilindradas e a torna bem mais potente que a XRE 300 que temos por aqui, com suas 291 cc, veja o comparativo.
A XRE 300 2020 nacional gera pouco mais de 25 cavalos (25,4cv a 7.500 rpm e 2,76 kgf.m) contra os 31 cv da CRF 300 Rally. São quase 6 cavalos de diferença.
Outra atualização interessante, ligada diretamente ao motor, é a capacidade do tanque de combustível, que foi aumentada.
Na versão anterior o tanque conseguia armazenar no máximo pouco mais de 10 litros (10,1l) de combustível.
Na nova 300 Rally a capacidade subiu para 12,8 litros, o que, junto com esse novo motor mais eficiente, faz o modelo chegar a uma autonomia total na casa dos 400 km com apenas um tanque.
Aqui, a nossa XRE 300 acaba ganhando, tendo 1 litro a mais na capacidade (13,8l).
Lançamento Honda CRF 300
Mas voltando a falar da possível substituta da XRE 300 por aqui, a nova CRF 300 Rally ficou mais leve, traz embreagem deslizante e até suspensão dianteira invertida.
Por conta da adição de um novo quadro, o modelo ficou cerca de 5 quilos mais leve que a versão de 250 cc. Algo que é muito pedido pelo público brasileiro para a XRE 300, a CRF 300 Rally traz câmbio de 6 velocidades que conta até com embreagem deslizante.
Já nas suspensões, a parte traseira é composta pelo conhecido sistema Pro-Link da Honda, porém, na dianteira ela traz a moderna e mais eficiente suspensão dianteira invertida com tubos dourados grossos, de 43 mm.
As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, mantendo as medidas da versão anterior, e os freios são a disco nas duas rodas.
CRF 300 com ABS comutável
Ainda não é certo se a nova CRF 300 Rally virá com ABS, cada mercado trabalha com um tipo de freio, mas caso venha a equipar o sistema é possível que ele seja desligável.
Não temos certeza, mas se o modelo seguir a mesma linha da nova CRF 250 Rally apresentada no Japão, é provável que ela traga esse botão ao lado do painel que desativa o sistema ABS na roda traseira para utilização no off-road.
Uma opção bem interessante para uma trail de baixa cilindrada.
CRF 300 novo painel de instrumentos
E já que estamos falando dessa região da moto, está aí outra novidade para a Honda CRF 300 Rally 2021, o novo painel de instrumentos.
Sai aquele painel que mais parecia uma adaptação da linha CB 500 e entra uma nova tela em LCD mais retangular que parece preencher melhor a região de visão do piloto. Entre as funcionalidades e informações padrões, o destaque é para o indicador de marchas exibido no canto direito.
A XRE nacional conta com uma tela menor e sem o indicador de marcha engatada, mas seu estilo blackout para exibir as informações nos parece melhor. Qual dos dois você acha mais bonito?
Honda CRF 300 Versões
Na Tailândia a Honda vende duas versões dessa moto com o mesmo motor, a CRF 300L e a Rally e as diferenças entre elas estão tanto no estilo quanto em alguns aspectos técnicos.
A diferença mais notável, claro, está no design. A 300L tem o estilo de uma moto On/Off-Road comum, feita para rodar nas estradas, com novo farol em LED de formato até tradicional, carenagens padrão e motor à mostra.
Já a 300 Rally, como o próprio nome sugere, traz uma pegada mais aventureira. O característico farol assimétrico já é marca registrada do modelo, assim como o painel mais elevado e uma bolha alta para proteger o piloto.
Além da carenagem que protege o radiador ser maior, essa versão ainda traz um escudo de proteção para o motor e protetores de mão. Nas diferenças técnicas ela é um pouco mais alta, tem disco de freio maior na dianteira e traz tanque de combustível maior (12,8l contra 10,1 da 300L).
Honda CRF 300 2021 Preço
As novas CRF 300L e 300 Rally acabaram de ser lançadas na Tailândia e por lá o preço sofreu um leve aumento em relação a versão anterior de 250 cilindradas.
A nova CRF 300L 2021 tem preço sugerido de 145.800 Baht tailandeses, enquanto que a CRF 300 Rally 2021 não sai por menos de 172.200 Baht. Em conversão direta para o Real no momento da publicação dessa matéria elas ficam em torno de R$ 26 mil (R$ 25.742) para a 300 L e R$ 30 mil (R$ 34.400) para a Rally.
Claro que esses preços são bem maiores que os quase R$ 20 mil (R$ 19.860) pedidos na XRE 300 daqui, porém, existe todas as diferenças de mercado entre o Brasil e o sudeste asiático e os outros mercados.
Por exemplo, na Europa a CRF 250 Rally é oferecida por 6.350 Euros no site oficial da Honda de Portugal. Em conversão direta para o Real, no momento atual, esse valor passa dos R$ 40 mil (R$ 40.319).
E aí, a nova CRF 300L ou a CRF 300 Rally seria a substituta da XRE 300 no Brasil? Sabemos que a nossa XRE é um modelo feito pela Honda exclusivamente para o Brasil, é uma moto que superou seus problemas e que está consolidada por aqui há anos, será que está mesmo na hora de substituir ela? Bom deixa a sua opinião aí embaixo nos comentários.
[…] mês, no Salão de Milão, o EICMA. Trata-se de uma motocicleta de uso misto, concorrente direta da CRF 300 Rally na […]
Se a rally chegar por uns 25k, seria um sonho, moto linda, chama a atenção, se a honda conseguir fazer esse milagre, séria uma top de vendas
Tenho a XRE 300 a 5 anos e estou para mudar para a Kawasaky VERSYS-X 300 ABS TOURER: R$ 25.990. A versátil aventureira de entrada da linha Kawasaki tem motor bicilíndrico de 296 cm³, alcança potência máxima de 40cv a 11.500rpm e torque de 2,6 kgf.m a 10.000 rpm. A posição de pilotagem mais vertical possibilita alto nível de controle e conforto ao piloto, seja em percursos diários ou viagens mais longas. Destaque, ainda, para o tanque de combustível de 17l, que garante boa autonomia, e o pára-brisa de grande dimensão, que proporciona proteção contra o vento.) Tem 40 CV… Ler mais »
A VERSYS-X 300 TOURER tem preço sugerido de R$ 31.490,00 (+ frete)
Seria uma boa por aqui, assim como a CB 300 que já é vendida no exterior, com esse mesmo motor. Vamos torcer. Acredito que as duas devem chegar logo ao Brasil. Quanto ao preço, gostaria de observar que essa “conversão direta” feita a partir de outras moedas, mais confunde que informa. Quando é produzida aqui, os valores não tem nada a ver com o que é cobrado lá fora.
Verdade!! Pq oq manda e qualidade e conforto não valor do produto