Nova Suzuki GSX-S300 (HJ300) cairia bem no Brasil?
Intitulada de HJ300, a Haojue registrou design de uma nova motocicleta naked de 300c que poderá ser a nova GSX-S300. Será que ela cairia bem no Brasil? responda!
Intitulada de HJ300, a Haojue registrou o design de uma nova motocicleta naked de 300c que poderá ser a nova GSX-S300.
Sócia da Suzuki na China, a Haojue é responsável pela fabricação dos já conhecidos modelos GW250, GSX-250R e V-Strom 250, todos modelos de baixa cilindrada e com apelo mais Premium. Isso ajuda a confirmar que uma GSX-S300 pode estar a caminho do mercado mundial.
Mas também existe a possibilidade da HJ300 vir para o mercado pela própria Haojue, já que através da JTZ Motos a marca chegou pra valer no Brasil junto com a Kymco (veja mais).
Nova Haojue 300 (futura GSX-S300)
A patente, arquivada no Escritório de Propriedade Intelectual da China pela holding dona da Haojue, Dachangjiang Group Co, registra o design para uma motocicleta chamada HJ300, nome que segue a típica estrutura de nomes e códigos da empresa.
O visual registrado na patente mostra uma motocicleta naked com um motor que se vê praticamente idêntico ao bicilíndrico em paralelo de 248cc equipado na V-Strom 250.
Na imagem abaixo podemos ver o design utilizado para o registro da versão trail e o design do registro da nova naked de Haojue. É possível notar que o propulsor é quase o mesmo, salvo alguns detalhes estéticos como a tampa de proteção e o efeito de pintura bicolor para a HJ300.
Outro detalhe que pode ser observado referente ao motor, é um design circular extra na frente da tampa de enchimento de óleo da naked da Haojue que pode ser considerado um eixo de equilíbrio. É possível também que esse propulsor passe por alterações para entregar maior potência.
Já observando o visual podemos notar que as linhas não se parecem muito com os modelos de motocicletas mais comuns do mercado asiático. O design está mais para modelos vendidos no ocidente, o que reforça as chances da HJ300 ser uma nova GSX-S300 por aqui.
De ponta a ponta o visual da pequena naked remete a elementos do estilo Suzuki, mas o emblema nas imagens de registro deixa claro que se trata de uma Haojue.
Ao olhar menos atento para as imagens é possível até confundir seu design com versões maiores da Suzuki, como a própria GSX-S750.
Outros detalhes que puderam ser observados é que a novidade equipa suspensão dianteira com garfo invertido, freio ABS, painel em LCD e farol com possíveis lâmpadas em LED empilhadas, confirmando o estilo Premium do modelo.
Nova Suzuki GSX-S300 cairia bem no Brasil?
Em um nicho de mercado que está crescendo e onde várias fabricantes vêm lançando seus modelos, o das pequenas sofisticadas, a GSX-S300 poderia se tornar a porta de entrada do mundo Suzuki para clientes e fãs da marca.
Fabricantes como Kawasaki com sua Z300, Yamaha com a MT-03, KTM e a sua novíssima e tecnológica 390 Duke e até BMW, tradicional fabricante de motos de alta cilindrada, com suas G 310 R e GS entraram pesado nesse mercado.
Não seria estranho vermos uma das consagradas marcas de motocicletas do mundo trazendo mais uma naked Premium para o mercado mundial e até nacional. A GSX-S300 se tornaria mais uma boa opção para quem busca por esse tipo de motocicleta.
Se vier a acontecer, a GSX-S300 com certeza herdaria alguns elementos de estilo dos modelos GSX-S750 e GSX-S1000, como o clássico farol com luzes que representam presas de um animal feroz (novo estilo aplicado nas motos da Suzuki), além das linhas nas carenagens mais suavizadas.
Porém, se a Suzuki simplesmente substitui o logo da Haojue pelo seu não estaria fazendo um mal negócio. Os detalhes da HJ300 são perfeitos para qualquer mercado, seja ocidental ou oriental.
Motor da GSX-S300 (HJ300)
Se a nova HJ300, possível futura GSX-S300, equipar o mesmo motor da V-Strom 250 sem nenhum ajuste, ela será capaz de gerar a potência máxima de 25 cavalos a 8.000 RPM. Uma potência bem abaixo do que pode ser suas possíveis concorrente.
Z300, MT-03 e 390 Duke estão todas na casa dos 40 cavalos de potência (39, 42 e 44 cavalos cada uma respectivamente). Ainda ficaria também atrás da BMW G 310 R com seus 34 cavalos e até atrás da nova Dafra Next 300 (que chega no Brasil na segunda quinzena de maio).
Mas acreditamos que, caso se transforme e uma GSX-S300, a fabricante deverá fazer ajustes no motor, afinal estamos falando de uma nomenclatura que envolve o título “300” e é preciso justificar tal nome.
Como não existe nenhuma informação técnica sobre a nova HJ300, apenas as imagens de registro de produto e design, vamos ter que aguardar e continuar especulando as possibilidades. E você, acha que uma nova GSX-S300 cairia bem no Brasil? Responda abaixo…
Bom dia.
Como pode fazer numa moto onde suas concorrentes estão muito mais forte , e lançar e ser um fracaso de venda. Apesar q moto ficou linda mas motor muito inferior
Seria espetacular uma sportiva já que agora temos no pario ninja 400, yzf r3 e uma possivel bmw
E a INazuma? que fim levou???
Inazuma Já nasceu fadada ao fracasso. Uma moto pesada, com motor fraco e designe uns 20 anos atrasa. É realmente uma pena, pois poderia trazer novos ares na categoria até 300cc.
Essa GSX-S300 é tudo que a Inazuma deveria ter sido.