Suzuki lança nova V-Strom 800 e naked rival da Hornet
A Suzuki apresentou nesta semana no Salão de Milão EICMA 2022 a novíssima V-Strom 800DE.
Além disso, também lançou a nova Suzuki GSX-8S como rival da nova Honda Hornet.
Ambas as novidades tem propostas totalmente diferentes, mas que compartilham partes do conjunto desenvolvido pela Suzuki.
Lançamentos Suzuki 2023
As novas Suzuki V-Strom 800DE e Suzuki GSX-8S apresentam quadro de aço totalmente novo.
No entanto, cada uma das motos tem seu próprio subquadro, além de braço oscilante e componentes de suspensão individualizados.
O ponto em comum entre as novidades é o inédito motor de dois cilindros em linha da Suzuki, com capacidade de 776 cm³.
Um propulsor com comando DOHC e virabrequim posicionado a 270º, que entrega 82,9 cv na GSX-8S e 84,3 cv para a nova V-Strom 800 – sempre aos 8.500 rpm e com 7,9 kgf.m de torque a 6.800 giros em ambas.
Como padrão, as motocicletas também compartilham o painel TFT colorido de 5 polegadas, além do controle de tração de três modos, quickshifter bidirecional e embreagem deslizante junto de modos de potência selecionáveis.
Nova Suzuki V-Strom 800
Apesar do “V” no nome, a Suzuki V-Strom 800 é uma bicilindrica em linha que manteve o design inspirado em clássicas como DR Big de décadas passadas, característica da marca.
O modelo trail aposta em sua capacidade off-road, com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçando pneus Dunlop Trailmax Mixtour.
O lançamento da Suzuki conta com suspensões da Showa, com 220 mm de curso e totalmente ajustáveis.
Além disso, a V-Strom 800DE 2023 conta com o modo G (gravel), com foco na utilização off-road.
Já o ABS também oferece dois modos, com maior ou menor intervenção – além da possibilidade de desligar o sistema na roda traseira.
Nova Suzuki GSX-8S
Enquanto isso, a nova Suzuki GSX-8S aposta no estilo naked streetfighter. Aliás, que até lembra um pouco outras motos da categoria.
O modelo conta com guidão de alumínio largo e cônico, com posição de pilotagem esportiva.
Em seu conjunto, a novidade da Suzuki conta com garfo dianteiro invertido e amortecedor monoshock na traseira, ambos da KYB – junto do braço oscilante de alumínio exclusivo.
A frenagem conta com discos duplos de 310 mm na dianteira e um simples de 240 mm na traseira. E enquanto a V-Strom 800 tem tanque com capacidade para 20 litros, a naked carrega 14 litros de combustível.
Para o mercado europeu a GSX-8S chega para rivalizar com a novíssima Hornet, além de Yamaha MT-07.
Entretanto, a Suzuki terá sua naked levemente menos potente, com 82,9 cv frente aos 92 cv da Honda. Além disso, a 8S chega mais pesada, com 202 kg frente aos 190 kg da rival.
Novas motos Suzuki no Brasil
As novidades da Suzuki apresentadas no Salão de Milão ainda não tiveram seus preços divulgados, mas chegam ao mercado europeu ainda no início do próximo ano.
Enquanto isso, segundo a J. Toledo – representante da marca no Brasil – ambas estão previstas para desembarcarem no país no segundo semestre de 2023.