Nova Ténéré 700 2021 finalmente chega às lojas, veja preço
Após muito tempo de especulação, nova Yamaha Ténéré 700 chegará oficialmente nas lojas norte-americanas a partir da primeira semana de junho de 2020. Novidade também chegará ao Brasil, mas sofrerá atrasos.
Após muito tempo de especulação, nova Yamaha Ténéré 700 chegará oficialmente nas lojas norte-americanas a partir da primeira semana de junho de 2020. Novidade também chegará ao Brasil, mas sofrerá atrasos.
Sendo considerada por algumas fontes especializadas no assunto como uma motocicleta Adventure de nível médio para iniciantes nesse tipo de pilotagem, a novidade serve para despertar o lado aventureiro de cada um.
E certamente a nova Ténéré 700 é uma ótima opção para quem quer encarar caminhos mais desafiadores, como estradas de chão batido e cascalho, sem ter que sofrer com uma moto frágil ou uma moto enorme, extremamente mais pesada, como as Adventure maiores.
Nova Yamaha Ténéré 700 2021
A Yamaha confirmou o lançamento da Ténéré 700 já como um modelo 2021 no mercado dos EUA no último dia 22 de maio e junto com o anúncio foi divulgado o preço oficial do modelo.
A nova Ténéré 700 2021 tem preço sugerido de US$ 9.999 mais US$ 425 de frete. Esse valor, em conversão direta para o Real no momento da publicação desse artigo (e sofrendo toda variação cambial por conta da pandemia), seria algo em torno de R$ 49.700,00.
Se formos comparar com as principais motos que tem essa pegada Adventure do nosso mercado, esse preço está dentro do praticado para as Tiger 800, F 850GS e até mesmo V-Strom 650 XT, todas na faixa dos R$ 50 mil.
Comparativo de preço Yamaha Ténéré 700 2021
- Ténéré 700 a partir de R$ 49.700 (*valor convertido. Preço oficial EUA US$ 9.999. Preço no Brasil não divulgado)
- TIGER 800 XCx a partir de R$ 51.390
- F 850GS a partir de R$ 51.950
- V-Strom 650XT a partir de R$ 47.300
Principais recursos da Yamaha Ténéré 700 2021
Em seu site oficial americano a Yamaha destaca os principais recursos que foram empregados no desenvolvimento da nova Ténéré 700 2021.
Começando pelo motor, a fabricante informa que o modelo apresenta um motor de dois cilindros em linha, com refrigeração líquida e 689cc, com injeção de combustível, derivado da já consolidada MT-07 da Yamaha.
Segundo a marca, esse propulsor compacto oferece a potência ideal para viagens de aventura, entregando torque e força controláveis em todos os tipos e condições de pilotagem.
Outro ponto destacado é sua ergonomia, totalmente focada no lado aventureiro.
A Ténéré 700 possui um corpo estreito, tanque de combustível fino e assento plano que permitem a máxima agilidade, garantindo que o piloto agarre o tanque sentado ou em pé, dando mais confiança tanto nas estradas de terra quanto no asfalto.
A carenagem de proteção na dianteira e os protetores de mão trabalham junto com o guidão cônico para garantir conforto nas viagens mais longas.
Aliás, o guidão cônico todos já conhecem? Ele tem formato de cone, sendo mais grosso na parte central que fica presa a mesa, dando mais resistência, e mais fino nas pontas, reduzindo peso e melhorando agilidade para o esterço.
Com a frase “não tenha medo de ficar sujo” a Yamaha estimula o apelo extremo do modelo.
Suspensão de longo curso altamente ajustável está acoplada as rodas raiadas prontas para a sujeira. Associado a isso estão os diâmetros das rodas, de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, garantindo que a nova Ténéré 700 não se intimida diante de um bom desafio.
Completando esse conceito extremo temos os freios, com disco duplo de 282 mm na dianteira e 245 mm na traseira. Ambos com ABS selecionável que pode ser desativado na hora de encarar a terra.
Fechando o pacote de uma motocicleta de média cilindrada muito mais Adventure estão a parte estrutural da novidade.
A fabricante destaca o chassi de berço duplo em aço tubular leve e de alta resistência, que fornece um equilíbrio de rigidez ajustado para pilotagem ágil e fácil, com durabilidade preparada para as torções que um Off-road de respeito.
Eles também informam que a curta distância entre eixos de 1590 mm deixa a moto mais ágil. E para que ela ultrapasse as pedras no caminho, sua distância do solo é de 241 mm (ou, pouco mais de 24 centímetros).
Quando a Yamaha Ténéré 700 chegará ao Brasil?
Conforme já havíamos conversado com a assessória de imprensa da Yamaha, para um novo modelo como esse chegar ao mercado nacional é necessário passar por diversas etapas.
E uma delas, até a mais importante, são os ajustes para que a moto atenda todas as normas e exigências, principalmente a regulamentação de ruídos e emissões de poluentes, o conhecido PROMOT.
Com informações passadas para o Arthur Caldeira, da agência Infomoto, Helio Ninomiya, gerente de marketing da Yamaha, diz que para ser homologado no Brasil, o modelo precisaria de um novo sistema de escapamento para atender às normas locais de emissão de ruídos, que diferem das normas em vigor na Europa e nos EUA, por exemplo.
Por si só, esse desenvolvimento já demandaria tempo e dinheiro, porém, ainda estamos em meio a uma pandemia, com a equipe da Yamaha Brasil em home office desde o final de março, o que, segundo ele, acaba prejudicando fases do processo de desenvolvimento de futuros modelos, mas sem mencionar quando a nova Ténéré 700 chegará ao Brasil.
Bah! O Brasil está mais avançado que os EUA e Europa em emissão de poluentes.
Realmente as regras aqui no Brasil geralmente estão 6 meses mais avançadas que na Europa, com o EURO4 ou 5 por lá.