Ténéré 700, a substituta para XT 660R?
A nova Yamaha Ténéré 700 será uma substituta à altura para a linha XT 660R? A resposta para essa pergunta é: sim e não! Veja aqui o porquê!
Nova Ténéré 700, uma espécie de versão final desenvolvida com base no conceito T7 da Yamaha, parece ser a melhor substituta para a recém descontinuada XT 660R, segundo fãs da marca no Brasil.
A novidade ainda não está totalmente pronta para chegar às ruas, sendo um modelo que foi desenvolvido com o intuito de viajar o mundo divulgando sua aptidão para o fora de estrada durante todo 2018, segundo a própria montadora.
Essa motocicleta, que equipa o mesmo motor da MT-07, seria uma substituta a altura da XT 660 ou ela seria ainda superior, tanto nas especificações, quanto no bolso? Assista ao vídeo no final deste artigo.
Ténéré 700, a substituta da XT 660R
A nova Ténéré 700 é uma versão derivada do conceito Yamaha T7, que foi apresentado durante o Salão de Milão (EICMA) no final de 2016. Ela foi flagrada em testes pelas ruas da Europa na metade de 2017, veja aqui.
Esse conceito, o T7, foi desenvolvido pela Yamaha em conjunto com sua equipe oficial de rali na França, sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Itália e GK Design da Holanda justamente para ser exibido no salão, considerado o principal se tratando de novos modelos.
De lá para cá as especulações tanto no mercado nacional, quanto internacional, era de que, finalmente, estavam desenvolvendo uma substituta para a famosa linha XT que se encontrava defasada há um bom tempo.
Quando todos esperavam que a Yamaha iria anunciar o lançamento da nova Ténéré 700 para o mercado em sua versão final, durante o EICMA 2017, eis que a montadora traz um protótipo chamado Ténéré 700 World Raid.
Como a própria Yamaha diz em seu comunicado, esse é “um modelo protótipo que está sendo usado para desenvolver a especificação final do modelo de produção.”
E acrescenta, “apresentando o robusto design inspirado no rali da moto conceito T7 original, e desenvolvido usando as informações obtidas com os testes intensivos do T7 durante 2017, esta motocicleta de aventura leve é diferente de qualquer outra coisa oferecida atualmente.”
Nova Ténéré 700 World Raid
A Yamaha reforça o conjunto mecânico da nova Ténéré 700 World Raid como o principal atributo em comparação com as suas concorrente do mesmo nicho. O destaque é o baixo peso e o chassi fino, focado no desempenho extremo para Off-Road.
Basicamente é como se esse modelo fosse uma versão de rua fabricada para competir em um rali no mesmo nível do Dakar.
O motor é praticamente o mesmo que vem equipado na Yamaha MT-07, porém, a fabricante informou que o bicilíndrico paralelo “CP2” de 689cc foi desenvolvido especialmente para a nova Ténéré 700, provavelmente com mais força nas médias rotações.
Na MT-07 esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 74,8 cavalos a 9.000 RPM e torque máximo de 6,9 kgf.m aos 6.500 giros.
Esses números são bem superiores em comparação com a XT 660R, que gera seus 48 cavalos e tem torque máximo de 5,95 kgf.m.
Outra parte que vem da MT-07, e que também foi retrabalhada, é a estrutura de aço da motocicleta, onde a Yamaha diz que foi “retrabalhada e melhorada para conseguir otimização na condução rodoviária e Off-Road “.
Já o tanque de combustível foi desenvolvido para oferecer um intervalo útil entre cada abastecimento, enquanto que o seu desenho ao mesmo tempo oferece uma excelente ergonomia e contribui para o baixo peso da novidade.
Nessa versão a fibra de carbono é usada para os painéis laterais, pára-lamas dianteiros e a parte traseira em peça única. Nos faróis ela equipa quatro projetores inspirados na motocicleta do Rally Dakar.
Ténéré 700 é a melhor substituta para XT 660R?
A Ténéré 700 será uma substituta à altura da linha XT? A resposta para essa pergunta é: sim e não!
Vamos começar pela parte negativa. O projeto apresentado atualmente para a Ténéré 700 é muito superior ao que a 660R entregava em sua última versão. Isso quer dizer que certamente ela terá preço de venda maior e custo de manutenção mais elevado.
Já pelo lado positivo, ela vem para fazer justiça ao legado da linha XT, consagrada pela sua fama de ser uma motocicleta que leva o piloto aos lugares mais extremos do planeta. A Ténéré 700 virá para reconquistar seu espaço e brigar com motocicletas como a BMW F750 GS e Tiger 800.
A novidade não tem data de chegada oficial às lojas e nem seu preço divulgado. A Yamaha informa que “levará o protótipo Ténéré 700 World Raid em uma viagem desafiadora em todo o mundo ao longo de 2018.”
E complementa que “durante este Raid Mundial especial, uma equipe de pilotos da Yamaha vai enfrentar uma série de difíceis aventuras em todo o mundo, permitindo que os fãs da Yamaha na América, Austrália, África e Europa vejam, sintam e saibam do futuro da aventureira”.
Tem pressa não, enquanto isso deixa as Triumph e BMW nadarem de braçada nesse segmento. Yamalentos.
XT-660 é insubstituível!!!! Essa T7 é horrível, não atenderá o público da XT, pode esquecer. Veja só quem teve um XL, vai fácil para um XT. Quem teve XT não vai pra T7 isso é fato!!!
“Já o tanque de combustível foi desenvolvido para oferecer um intervalo útil entre cada abastecimento, enquanto que o seu desenho ao mesmo tempo oferece uma excelente ergonomia e contribui para o baixo peso da novidade.”
Mas com tanque de 16 litros? Qual a autonomia? Só vai prestar para uso civilizado, fugindo da real pretensão original. Ou se carrega galão com gasolina ou compra-se outra moto. Eu não carrego galão!
Pode até ser mais tecnológica mas e feia pra diabo , queria não mas vou ter que pular pras bm
XT 660R defasada onde yamaha???
Essa geração mimimi chegou nas motos… pra andar precisa de marcador de combustivel, aquecimento de banco e punho… É muita viadagem.
A XT 660 não tinha nada, por isso só quem curte moto de verdade compra.
A desatualização poderia ser facilmente corrigida se vendessem um kit de freio abs.
Agora vão oferecer uma moto com marcador de combustível e freio abs por 40 mil, fora a manutenção do bicilindro…
Tive XT, excelente moto, mas é complicado ter que atender a nova geração…
Boa sorte na mudança
Pow meu irmão!! Seu comentário me representa muito…
Tenho uma XT660 e sou apaixonado com a minha moto…
Já rodei jalapão, chapada dos veadeiros e diamantina em 28 dias em uma tornado… sem aquecedor de bunda, de mãozinha nem de bos__ nenhuma… agora de Xt660 vou ainda mais longe em menos tempo e mais potência… decepção a xt ser descontinuada… vai atender só essa geração 7×1 que não sabe nada sobre pegar estrada e se aventurar no mundo
Tenho uma Ténéré XT 660Z. A moto é excelente! Essa nova, a T7 não me cativou muito, a começar pelo banco que não é bipartido. Vamos ver se ela quando chegar, tenha melhores novidades.
Essa T7 na minha opinião tá perfeita meu único medo é o preço!!
O Mercado Precisa é de uma TRAIL 125 para ocupar a Lacuna deixada pela XTZ 125
verdade mesmo eu tenho uma e não me arrependo de tela adquirido comprei em 2015 um pouco antes de sair de linha uso ela todo dia, nunca me deixa na mão!!
Rapaz, 125 ninguém merece!
Tenho uma t250 e gosto muito dela. O fato dela parecer um carro 1.0 nas subidas me incomoda um pouco. Me acostumei mas só não a troco por que o custo benefício compensa muito!