Início » Abaixo de 599cc » Top 5 Motos Adventure até 500cc que você precisa conhecer

Top 5 Motos Adventure até 500cc que você precisa conhecer

1

Nessa lista com Top 5 Motos Adventure até 500cc temos motocicletas dinâmicas, extremamente agressivas, umas são mais robustas, outras mais leves e ágeis, e, como item extra nessa lista, tem algumas que estão lançando um novo conceito Adventure no mundo de duas rodas.

top-5-motos-adventure

Nessa lista vou trazer as Top 5 motos Adventure de até 500 cilindradas com modelos que já temos aqui no Brasil, outros que só tem lá fora, no mercado internacional, e alguns que podem chegar por aqui em breve.

Elas são dinâmicas, extremamente agressivas, umas são mais robustas, outras mais leves e ágeis, e, como item extra nessa lista, tem algumas que estão lançando um novo conceito Adventure no mundo de duas rodas.

Para quem é do lado aventureiro da força ou para quem está começando a se aventurar, essas motos são um prato cheio.

top-5-motos-adventure

TOP 5 Motos Adventure até 500cc

  • 1) Honda CRF250L Rally
  • 2) KTM 390 Adventure
  • 3) Kawasaki Versys-X 300
  • 4) Royal Enfield Himalayan
  • 5) Zontes 310 ADV
  • Extra) Honda ADV 150

Honda CRF 250 Rally 2017

1) Honda CRF 250L Rally

Começamos a nossa lista com um dos modelos que já é bem conhecido aqui no Motorede e também muito esperado por brasileiros, mas que nunca chegou perto de terras tupiniquins, a CRF 250L Rally.

Lançada no Salão de Milão de 2016, a novidade foi inspirada na CRF 450 Rally Dakar, modelo da equipe de competição da Honda, e foi claramente desenvolvida para encarar trilhas e enduro, mas que também pode rodar nas ruas da cidade sem problemas com legislação de trânsito.

Com o slogan “AVENTURA EM QUALQUER LUGAR”, a CRF 250 Rally claramente é uma moto feita para o Off-road, sendo até um pouco limitada para longos trechos no asfalto. Basta observar seu banco liso e fino, que favorece mobilidade nos percursos de terra, mas que já não parece tão confortável para longas viagens.

Honda CRF 250 Rally 2017

Mas isso não quer dizer que a Honda fez ela somente para trilhas. Suas carenagens frontais superior e inferior, além do para-brisas, ajudam a proteger o piloto não só da sujeira e eventuais pedras do off-road, mas também do vento contra quando estiver nas rodovias.

Honda CRF 250 Rally 2017

E já que estamos falando da parte dianteira da CRF 250 Rally, o que dizer desse farol?

Com sua forma assimétrica muita gente acha estranho, outros acham feio. Eu, particularmente falando, acho exótico. Mas exótico ao ponto de querer ter uma.

Honda CRF 250 Rally 2017

Já no motor ela traz o mesmo monocilíndrico de 250cc equipado naquela CRF 250L que pisou em solo brasileiro em 2012 e logo sumiu.

Esse propulsor com duplo comando de válvulas no cabeçote e refrigeração líquida entrega cerca de 25 cavalos de potência máxima e pouco mais de 2 quilos de toque. O motor foi ajustado para atender a norma de emissão de poluentes e traz câmbio de seis marchas.

Com preço sugerido na casa dos 6 mil dólares (pouco mais de 29 mil reais em conversão direta) será que esse modelo seria uma boa substituta para a saudosa Tornado 250 que a gente tinha por aqui?

KTM-390-Adventure

2) KTM 390 Adventure

A segunda da lista é outra que, apesar de ainda não termos à venda no nosso mercado, conhecemos muito bem, estou falando da KTM 390 Adventure, modelo dua-sport baseado na ‘invocadinha’ Duke 390.

Com seus 43 cavalos de potência máxima, a grande novidade Adventure na faixa de entrada da KTM foi apresentada no Salão de Milão do ano passado após sete longos anos de espera desde que Stegan Pierer, CEO da KTM, havia mencionado o desenvolvimento dessa moto pela primeira vez.

Seguindo a mesma linha da sua irmã maior, KTM 790 Adventure, a nova máquina usa elementos da Duke 390 incorporada ao desempenho da KTM 450 Rally para trazer uma motocicleta do estilo Sport Touring/Trail.

KTM390-Adventure-Brasil-06-site-oficial

Por algum motivo, durante o lançamento internacional no início de novembro do ano passado o modelo chegou a aparecer no site oficial da KTM do Brasil, o que nos fez ter esperança de ver ao menos uma apresentação do modelo no Salão Duas Rodas, poucos dias depois.

A apresentação acabou não acontecendo, claro, mas continuamos na expectativa de que essa pequena Adventure chegue ao país em breve. Haviam rumores de que ela poderia chegar esse ano, porém, devido a situação atual do mundo é impossível tentar prever qualquer novo lançamento.

Com preço de 6.200 dólares nos EUA, cerca de R$ 30 mil em conversão direta, essa belezinha seria uma boa opção para o nosso mercado aventureiro?

Kawasaki Versys X-300 Verde 2018 Brasil Apresentação

3) Kawasaki Versys-X 300

Agora vamos falar de algum modelo nacional? Então bora! No meio da lista temos uma aventureira que adora os altos giros, a Kawasaki Versys-X 300.

Com motor bicilíndrico de 296cc, 4 tempos e com refrigeração líquida, a trail aventureira da Kawasaki chegou ao Brasil em 2018 e desde então se mantem como uma forte opção para quem quer sair das trails de baixa cilindradas e subir um nível em performance nas viagens em percursos com terra.

Kawasaki Versys X-300 Verde 2018 Brasil

O modelo apresenta um visual extremamente bem acabado, algo típico da Kawasaki, e demonstra que encara qualquer tipo de desafio sem dificuldades.

Seu propulsor é capaz de empurrar os 173 kg em ordem de marcha, mais o piloto e demais cargas, tranquilamente com seus 40 cavalos de potência máxima.

Com linhas bem anguladas, bolha alta, banco em dois níveis e escapamento baixo, ela tem a típica silhueta de uma Crossover, não fosse as rodas raiadas. Aliás, essas rodas são de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.

Kawasaki Versys X-300 Tourer 2018 Brasil

A Versys-X 300 chegou ao Brasil para ser a porta de entrada da família Adventure da marca, se unindo as 650 e 1000 cilindradas e suas versões Standard e Tourer. Essa última, uma versão mais equipada, que traz acessórios para viagens de fábrica.

Aqui no Brasil o preço sugerido da Kawasaki Versys-X 300 é de R$ 24 mil para a versão Standard e de pouco mais de R$ 27 mil para a Tourer.

Himalayan Sleet Lançamento

4) Royal Enfield Himalayan

Bora falar de mais uma moto Adventure que já temos aqui no Brasil? Pois bem, agora é a vez da Royal Enfield Himalayan.

Com motor de 400cc, estilo único estradeiro e preço compatível com modelos menores, a nova Royal Enfield Himalayan foi lançada no mercado brasileiro no início de 2019 e desde então vem acumulando fãs e haters. Cada um com seus argumentos.

O fato é que o lançamento Adventure da Royal Enfield no Brasil se mostra uma moto robusta, feita para encarar os mais diversos desafios, simples e até barata. Por exemplo, seu motor é um monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar que gera 24,8 cavalos.

Royal-Enfield-Himalayan-SPECS

Outro ponto a ser destacado a favor da Himalayan se formos comparar com a Versys-X300 ou XRE 300 e Lander é o seu torque maior. A justificativa é que ele é necessário para empurrar seu peso, na casa dos 185 kg.

O visual do modelo também divide muitas opiniões. Para mim ela tem um estilo bem interessante para a galera que encara até subir montanhas, usando a moto como uma ferramenta.

As soldas aparentes em quadro que parece simples e exposto acaba atraindo todos os tipos de olhares. Seu jeito meio “quadradão” acaba desvalorizando o modelo na opinião de alguns, mas para mim é algo que agrada.

RE-Himalayan-010

O assento em dois níveis, o tanque e até o farol redondo, mesmo parecendo não ter sintonia, acabam criar um ar de moto feita para viagens extremas. Até uma bussola digital existe no painel.

O que faz ela ter um espaço interessante no meio do concorrido mercado das trails baixa/média cilindrada é o seu preço, sugerido em pouco mais de R$ 19 mil no site oficial brasileiro.

Zontes-310ADV-Brasil-11-laranja

5) Zontes 310 ADV

Agora vamos falar de uma novidade que mistura um pouco do Adventure com o Crossover e que andam dizendo por aí que chegará em breve no Brasil, ao menos a marca, estou falando da Zontes com a sua 310 ADV.

Com seu monocilíndrico de 312 cilindradas refrigerado a líquido a Zontes 310T é capaz de gerar a potência máxima de 35 cavalos e tem torque de 3 kgf.m. Ela é uma moto com aparência impressionante, detalhes técnicos exclusivos de motos maiores e traz uma versão com estilo crossover e outra mais aventureira, com rodas raiadas.

Entre os principais atributos que fazem dela um modelo exclusivo estão a iluminação Full LED, chave de ignição que permite ligar a moto a distância, 2 modos de pilotagem e até acionamento elétrico de ajuste do para-brisa e abertura do tanque de combustível.

Zontes-310ADV-Brasil-10

Com um visual luxuoso e moderno, a 310 ADV é muito parecida com as motos topo de linha BMW. Inclusive, o modelo equipa um enorme painel TFT repleto de funções, bem semelhante ao equipado nas motos da fabricante alemã.

Zontes é uma marca chinesa que, segundo informações, poderá chegar ao mercado nacional no início de 2021. E a 310 ADV poderia ser uma das novidades ao desembarcar por aqui.

Com 159 kg, o modelo traz suspensão dianteira invertida, suspensão traseira do tipo monoshock com braço oscilante em alumínio, escapamento com duas ponteiras de saída na lateral da moto que lembram os da MV Agusta e as já mencionadas carenagens semelhantes aos das novas BMW GS, inclusive o característico bico de pato.

Zontes-310ADV-Brasil-01

Para fechar o pacote da nova Zontes 310 ADV estão os pneus de tipo radial. Em uma de suas versões esses pneus são montados em rodas raiadas, que encaram muito melhor um fora de estrada.

Sendo vendida no mercado europeu, a 310 ADV tem preço sugerido na casa dos 5.100 Euros, cerca de R$ 28 mil em conversão direta.

ADV-150-2020-brasil-00c

Extra) Honda ADV 150

Nós já fechamos a lista com o TOP 5 Motos Adventure até 500cc, mas eu não poderia terminar essa lista sem adicionar uma nova queridinha do público aventureiro de entrada. É isso mesmo, estou falando da Honda ADV 150.

Há cerca de um ano a Honda estava chocando o mundo apresentando uma “mini X-ADV” no mercado Indonésia. O sucesso foi tanto que o modelo já está chegando em diversos outros mercados. Inclusive, a nova ADV 150 já pisou até em solo brasileiro e foi prometida para esse ano.

Projetada para rodar tanto no asfalto quanto para encarar percursos no fora de estrada sem dificuldades, a ADV 150, assim como a X-ADV 750, trouxe um novo conceito a um seguimento que está se consolidando no Brasil, o de scooters.

ADV-150-2020-brasil-01

Rodas de uso misto, suspensão retrabalhadas e até suspensão traseira com duplo amortecedor da Showa carregada a gás e um painel de instrumentos com uma pegada bem Adventure são alguns dos itens que confirmam que essa scooter tem um pezinho na terra.

Com motor de 149 cilindradas, a pequena Scooter Adventure gera quase 15 cavalos de potência máxima.

Sua transmissão é do tipo V-matic, automática, os freios são a disco nas duas rodas e ainda equipam ABS e a novidade traz iluminação Full LED.

Honda-X-ADV-150-02

No mercado norte-americano a ADV 150 2021 tem preço sugerido na casa dos 4300 dólares, algo em torno de R$ 20 mil em conversão direta no momento da publicação desse artigo. Vale lembrar que estamos no meio de uma situação que afeta a economia, por isso há uma grande variação na conversão dos valores.

E aí, curtiu o Top 5 motos Adventure até 500cc? Qual delas seria sua opção? Comenta aí embaixo!

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Vaz
Vaz
4 anos atrás

Gostaria que a Honda lançasse uma versão da CRF 250 F nacional, com emplacamento para ser usada em vias e poderia ter um visual inspirado nessa CRF 250 Rally. Essa versão que imagino com menor custos, teria tanque com maior capacidade, lanterna traseira, piscas, painel poderiam ser da Honda Bros 160, mas painel e farol independente do movimento guidão, fixo em uma estrutura metálica com uma bolha frontal.