Nova geração da Triumph Tiger 800 no Brasil
Nova linha Triumph Tiger 800, novidade global apresentada pela primeira vez no EICMA 2017, foi apresentada para o Brasil durante o Salão Duas Rodas e chega com mais de 200 melhorias.
Nova linha Triumph Tiger 800, novidade global apresentada pela primeira vez no EICMA 2017, foi apresentada para o Brasil durante o Salão Duas Rodas e chega com mais de 200 melhorias.
Modelo é o carro-chefe da marca no país, sendo a campeã de vendas, e tem seu lançamento previsto para junho de 2018.
A linha é composta por três versões da Tiger 800: a topo de linha XCa, a XRx Low Seat, e a XRT, configuração que será vendida pela primeira vez por aqui.
Nova Triumph Tiger 800 no Brasil
A Tiger 800 é um modelo que existe desde 2010 e tem se consagrado na crítica internacional como um modelo que atende ao público aventureiro de modo eficiente e divertido.
Agora em sua nova geração ela chega com “atualizações importantes de tecnologia e desempenho feitas para melhorar a capacidade da nova Tiger 800 tanto na estrada quanto fora dela”, explica Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph no Brasil.
O foco da fabricante foi trazer melhorias específicas para a parte de conforto, estilo e tecnologia, além de equipar a novidade com seu motor de última geração.
Triumph Tiger 800 Design
No visual a Tiger 800 trouxe uma nova carenagem com pintura de alta qualidade, que tem novo desenho no painel lateral e emblemas e detalhes com qualidade superior.
A intenção foi dar um ar mais dinâmico e moderno para o modelo, destacando a proposta on e off-road de cada versão, mas sem perder as características e estilo único da motocicleta.
Cada versão tem sua especificação, com melhorias que incluem um completo painel de instrumentos TFT colorido de cinco polegadas, punhos acoplados ao guidão com botões com iluminação de fundo, além da própria iluminação por LED do modelo.
As grandes mudanças da nova Tiger 800 estão na parte técnica, voltadas para sua capacidade off-road e conforto para encarar qualquer tipo de terreno.
Como informa a Triumph, no total foram mais de 200 melhorias no chassi e motor que incluem, por exemplo, uma nova relação de marchas com a primeira marcha mais curta, visando aumentar a tração off-road e resposta de baixa velocidade em todas as estradas.
Triumph Tiger 800 Motor
Os três modelos da linha Tiger 800 equipam o mesmo motor, um tricilíndrico de 800cc, 12 válvulas e refrigeração líquida que é capaz de gerar a potência máxima de 95cv a 9500RPM e torque de 7,8kgf.m aos 8000 giros. Esse propulsor é de última geração e agora confere mais potência imediata.
Seu escapamento, com sistema 3 em 1 e silenciador em aço inoxidável, ficou mais leve e teve seu fluxo melhorado que, segundo a fabricante, deu um som mais empolgante e esportivo para a Tiger 800.
Na parte tecnológica elas ganharam um novo modo de pilotagem voltado exclusivamente para pilotos mais experientes no fora de estrada, o “Off-Road Pro”, que conta com até seis opções diferentes onde em uma delas é até possível desligar todo o sistema eletrônico, deixando o controle total da máquina pelo piloto.
Triumph Tiger 800 Ergonomia
Já no quesito ergonomia a nova linha Tiger 800 traz várias melhorias, começando pelo guidão que foi recuado 10mm para trás, melhorando a posição de pilotagem e chegando na instalação de um novo para-brisa que pode ser ajustado com a mão em até cinco posições.
Outro quesito renovado para melhorar o conforto do piloto é a disponibilidade de novos assentos. A Tiger 800 possui duas posições de altura do assento (810-830mm nas XR e 840-860mm nas XC), ajustáveis em 20mm para se adaptar ao estilo de pilotagem e ao terreno.
Ainda nesse sentido a Triumhp apresenta a Tiger 800 XRx Low Seat, que vem a suspensão mais baixo (760mm) e se torna 50mm mais baixa que todas as outras Tiger 800 XR.
Com lançamento previsto para junho de 2018, e sem preço definido ainda, esse “adianto” da nova geração da Tiger 800 para o Brasil parece ser uma reação da Triumph frente ao lançamento da nova BMW F 850GS 2018 (veja mais), sua concorrente direta.
Abaixo segue a ficha técnica de cada uma das três versões da nova Tiger 800 que virá ao Brasil
Ficha Técnica Tiger 800 XRx Low Seat
Motor | Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha |
Cilindrada | 800 cc |
Diâmetro x Curso | 74.05 mm x 61.9 mm |
Exaustão | Sistema de escapamento 3 em 1 e silenciador em aço inoxidável |
Potência máxima | 95 cv @ 9.500 rpm |
Torque máximo | 77 Nm @ 8.000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto sequencial |
Capacidade de óleo | 3,6 L |
Marchas | 6 marchas |
Transmissão Final | Corrente |
Embreagem | Discos múltiplos, banhada a óleo |
Quadro | Treliça de aço tubular |
Braço oscilante | Bilateral, liga de alumínio fundido |
Roda dianteira | Liga de alumínio fundido, 10 raios, 19 x 2.5 polegadas |
Roda traseira | Liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 4.25 polegadas |
Pneu dianteiro | 100/90-19 |
Pneu traseiro | 150/70 R17 |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa de 43 mm, curso de 140 mm |
Suspensão traseira | Showa Monoshock com ajuste hidráulico, curso de 150 mm |
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças deslizantes Brembo com 2 pistões, ABS comutável |
Freio traseiro | Disco único de 255 mm, pinça deslizante Nissin de 2 pistões, ABS comutável |
Funções | Painel de instrumentos TFT de 5’’ com : 3 opções de apresentação, velocímetro digital, odômetro, conta-giros digital, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia e relógio. |
Outras Funções | Freio ABS comutável, controle de tração comutável, 4 modos de pilotagem (Road/Off-Road/Sport/Rain), imobilizador, Cruise Control, entrada USB e manoplas aquecidas. |
Tanque de combustível | 19 L |
Comprimento | 2.215 mm |
Largura do guidão | 795 mm |
Altura | 1.300 mm |
Altura do assento | 760 mm – 780 mm |
Distância entre eixos | 1.530 mm |
Peso Seco | 200 kg |
Rake/Trail | 23.8º/86.2 mm |
Ficha Técnica Tiger 800 2018 XRT
Motor | Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha | ||
Cilindrada | 800 cc | ||
Diâmetro x Curso | 74.05 mm x 61.9 mm | ||
Exaustão | Sistema de escapamento 3 em 1 e silenciador em aço inoxidável | ||
Potência máxima | 95 cv @ 9.500 rpm | ||
Torque máximo | 77 Nm @ 8.000 rpm | ||
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto sequencial | ||
Capacidade de óleo | 3,6 L | ||
Marchas | 6 marchas | ||
Transmissão Final | Corrente | ||
Embreagem | Discos múltiplos, banhada a óleo | ||
Quadro | Treliça de aço tubular | ||
Braço oscilante | Bilateral, liga de alumínio fundido | ||
Roda dianteira | Liga de alumínio fundido, 19 x 2.5 polegadas | ||
Roda traseira | Liga de alumínio fundido, 17 x 4.25 polegadas | ||
Pneu dianteiro | 100/90-19 | ||
Pneu traseiro | 150/70 R17 | ||
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa de 43 mm, curso de 180 mm com ajuste de compressão e retorno | ||
Suspensão traseira | Showa Monoshock com ajuste hidráulico, curso de 170 mm | ||
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças deslizantes Brembo com 2 pistões, ABS comutável | ||
Freio traseiro | Disco único de 255 mm, pinça deslizante Nissin de 2 pistões, ABS comutável | ||
Funções | Painel de instrumentos TFT de 5’’ com : 3 opções de apresentação, velocímetro digital, odômetro, conta-giros digital, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia e relógio | ||
Outras Funções | Freio ABS comutável, controle de tração comutável, 5 modos de pilotagem (Road/Off-Road/Sport/Rain/Rider-configurável), imobilizador, cavalete central, uma saída de 12V, assentos aquecidos, manoplas aquecidas, entrada USB, Cruise Control e faróis em LED. | ||
Tanque de combustível | 19 L | ||
Comprimento | 2.215 mm | ||
Largura do guidão | 795 mm | ||
Altura (sem espelhos retrovisores) | 1.350 mm | ||
Altura do assento | 810 mm – 830 mm | ||
Distância entre eixos | 1.530 mm | ||
Peso Seco | 202 kg | ||
Rake/Trail | 23.8º/86.6 mm |
Ficha Técnica Tiger 800 2018 XCa
Motor | Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha |
Cilindrada | 800 cc |
Diâmetro x Curso | 74.05 mm x 61.9 mm |
Exaustão | Sistema de escapamento 3 em 1 e silenciador em aço inoxidável |
Potência máxima | 95 cv @ 9.500 rpm |
Torque máximo | 77 Nm @ 8.000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto sequencial |
Capacidade de óleo | 3,6 L |
Marchas | 6 marchas |
Transmissão Final | Corrente |
Embreagem | Discos múltiplos, banhada a óleo |
Quadro | Treliça de aço tubular |
Braço oscilante | Bilateral, liga de alumínio fundido |
Roda dianteira | Roda com raios, 21 x 2.15 polegadas |
Roda traseira | Roda com raios, 17 x 4.25 polegadas |
Pneu dianteiro | 90/90-21 |
Pneu traseiro | 150/70 R17 |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos WP de 43 mm, curso de 220 mm com ajuste de compressão e retorno |
Suspensão traseira | WP Monoshock com ajuste hidráulico, curso de 215 mm |
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças deslizantes Brembo com 2 pistões, ABS comutável |
Freio traseiro | Disco único de 255 mm, pinça deslizante Nissin de 2 pistões, ABS comutável |
Funções | Painel de instrumentos TFT de 5’’ com : 3 opções de apresentação, velocímetro digital, odômetro, conta-giros digital, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia, relógio |
Outras Funções | Freio ABS comutável, controle de tração comutável, 6 modos de pilotagem (Road/Off-Road/Off-Road Pro/Sport/Rain/Rider-configurável), imobilizador, cavalete central, uma saída de 12V, assentos aquecidos, manoplas aquecidas, protetores de mão, protetor de motor, Cruise Control, entrada USB, faróis auxiliares (de milha) e faróis centrais em LED |
Tanque de combustível | 19 L |
Comprimento | 2.215 mm |
Largura do guidão | 805 mm |
Altura | 1.390 mm |
Altura do assento | 840 mm – 860 mm |
Distância entre eixos | 1.545 mm |
Peso Seco | 208 kg |
Rake/Trail | 23.4º/93.5 mm |