Devo trocar óleo da moto a cada 1000 km? Mito explicado
Trocar óleo da moto a cada 1000 km é mito? Veja a explicação de quando deve trocar o óleo a cada 1000 km.
Devo trocar óleo da moto a cada 1000 km? Essa recomendação de trocar o óleo a cada 1000 km é muito ouvida até hoje, mas será que é verdade?
Óleo Lubrificante para Motos: O Segredo da Longa Vida do Motor
Hoje vamos desvendar um dos segredos mais importantes para manter a saúde da sua moto sempre em dia: o óleo lubrificante.
E para ficar mais fácil vamos dividir esse conteúdo em 4 partes:
- Qual é a função do óleo dentro do motor da moto?
- Quais são os inimigos do óleo?
- Trocar óleo da moto a cada 1000 km é mito?
- Óleo semissintético é melhor?
Qual é a função do óleo lubrificante?
O jeito mais fácil de entender qual a função do óleo lubrificante é o seguinte, imagine o motor da sua moto como um coração que bombeia milhares de vezes por minuto. O óleo lubrificante é como o sangue que que passa e lubrifica todas as peças, reduzindo o atrito e o desgaste.
E as funções detalhadas do óleo lubrificante são:
- Reduz o atrito entre as peças metálicas
- Dissipa o calor gerado pela combustão
- Protege as peças contra a corrosão
- Remove as más impurezas do motor, transmissão e embreagem
E por isso é sempre importante escolher o melhor óleo lubrificante para sua moto, que nós vamos falar mais no final.
Quais são os inimigos do óleo lubrificante?
Nós vamos separar os inimigos do óleo em dois grupos principais, que são: as condições climáticas e o tipo de uso da moto.
Condições climáticas:
- Calor extremo: Acelera a oxidação do óleo.
- Frio intenso: Aumenta a viscosidade, dificultando a lubrificação.
- Umidade: Favorece a formação de ácidos e intensifica a corrosão.
Tipo de uso da moto:
- Pilotar em altas rotações: Gera mais calor e stress no óleo.
- Utilizar a moto em dias frios sem pré-aquecimento: Aumenta o desgaste.
- Transportar carga excessiva: Sobrecarrega o motor e a embreagem.
Trocar óleo da moto a cada 1000 km é mito?
Muita gente tem essa dúvida, se deve trocar óleo da moto a cada 1000 km. Será que é preciso trocar o óleo tão frequentemente?
Primeiro vale lembra que você sempre deve seguir o que manda no manual da sua moto, seja sobre o período de troca, seja sobre a especificação do óleo que deverá ser usado.
Dito isso, até agora a gente já aprendeu que calor extremo ou o frio intenso, além de fazer um uso mais agressivo da moto, causam desgaste maior da moto e consequentemente do óleo, então se você faz um uso intenso da moto, como usar ela para trabalhar com entregas rodando longas distâncias, é recomendável a troca do óleo antes do que é indicado no manual da moto.
Vamos listar a seguir os fatores que podem contaminar o óleo ou que podem acelerar o seu envelhecimento e dar exemplos para o óleo durar por mais tempo:
- Condições de uso: Se sua moto é usada em condições extremas, como em regiões de muito calor, muita poeira, com muito trânsito, uso contínuo e em altas rotações, a troca pode ser mais frequente, em algumas situações pode fazer sentido trocar óleo da moto a cada 1000 km rodados.
- Qualidade do combustível: Combustíveis adulterados, contaminados ou de baixa qualidade podem contaminar o óleo acelerando o seu envelhecimento e oxidação, exigindo assim a troca antecipada do lubrificante.
- Qualidade do óleo lubrificante: Óleos lubrificantes semissintéticos, de alta qualidade como por exemplo o Ipiranga Moto Performance 15W-50 SL, oferecem ótimo custo-benefício, o que pode garantir mais quilômetros rodados e melhor desempenho do motor, transmissão e embreagem da sua moto, garantido por conta da tecnologia usada e dos anos de experiência de mercado da Ipiranga Lubrificantes.
A conclusão que fica sobre esse mito é que a troca do óleo a cada 1000km é uma medida extrema e que deve ser adotada apenas em certas ocasiões conforme falamos, mas que o ideal é utilizar um óleo lubrificante de qualidade, como os da Ipiranga, e seguir as recomendações do manual da sua moto.
Óleo Semissintético é melhor para moto?
Bom, sabemos que os óleos semissintéticos se tornaram a principal opção de escolha na hora de trocar óleo da moto, então vamos ver as vantagens do semissintético.
Com o Ipiranga Moto Performance 15W-50 SL, que é uma novidade no mercado e vem para oferecer maior controle de fricção da embreagem, uma excelente resistência ao calor e a oxidação, além de dar maior proteção ao motor no momento da partida, nós temos um óleo semissintético que traz como vantagens:
- Ótimo custo-benefício.
- Desempenho superior aos óleos minerais.
- Maior proteção contra o desgaste, oxidação e formação de depósitos.
A troca de óleo a cada 1000 km pode ser uma verdade para alguns tipos de uso extremo da moto, porém, o correto é sempre utilizar um óleo adequado e de qualidade e seguir o manual da sua moto, que tem todas as informações sobre a manutenção.
Se ficar com alguma dúvida deixa aí nos comentários!