Suzuki V-Strom 650 XT 2018 no Brasil
Nova Suzuki V-Strom 650 XT 2018 foi apresentada durante o último Salão Duas Rodas e chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2018 com diversas mudanças.
Nova Suzuki V-Strom 650 XT 2018 foi apresentada durante o último Salão Duas Rodas e chega ao Brasil com diversas mudanças.
O modelo, que é um sucesso reconhecido mundialmente na classe das aventureiras de média cilindrada, vem com estilo renovado, com inspiração em motocicletas famosas da marca produzidas na década de 90, ficou mais leve e seu motor mais potente.
As atualizações e novidades são muitas, como o novo design, nova posição do escapamento, a adoção do sistema de controle de tração, assistente de Baixa RPM, motor com mais de 60 componentes revisados e reconfigurados, além de tomada 12V e muito mais.
Breve história Suzuki V-Strom 650
Chegando ao Brasil no final de 2008, a V-Strom 650 estreou no mercado mundial em 2004 onde logo já começou a ganhar espaço e se tornar referência. De lá para cá o modelo se manteve líder no mercado das motocicletas de média cilindrada (650-800cc) com proposta Dual-Sport até meados de 2010.
Naquele momento a Suzuki percebeu a crescente demanda nesse segmento de motos de turismo e aventura, viu a concorrência aumentar e lançou uma atualização de modelo para a V-Strom 650 em 2011.
Após surgir ainda mais opções nesse nicho a Suzuki viu seu modelo continuar perdendo mercado, mas se mantendo entre as três mais vendidas, e lança a sua nova V-Strom 650 XT ABS 2018, que chegará nas lojas do Brasil no começo de 2018. (assista o vídeo no final deste artigo)
V-Strom 650 XT ABS 2018 Design
A nova versão da V-Strom 650 traz design inspirado em famosos modelos da marca como a DR-Z e a DR-BIG, campeãs em competições de aventura, mas ela também vem com suas características visuais totalmente alinhadas com a V-Strom 1000.
O desenho do bico, que agora segue uma linha reta vindo da ponta para o topo do tanque, mostra toda herança herdada dos modelos que foram sucesso nos anos 90 e enfatiza seu perfil esportivo.
Dentre as principais novidades no quesito estilo e design estão os faróis posicionados verticalmente, alinhando a versão 650 com a 1000cc, as luzes traseiras em LED, o novo tanque de combustível mais fino e coberturas de articulação práticas para o motor.
E, embora seja praticamente idêntica a V-Strom 1000, a 650 XT é visivelmente mais fina, justamente por conta do tanque mais fino combinado com seu banco desenvolvido para o uso diário e viagens.
A nova cor Champion Yellow chega para dar mais atitude para a V-Strom 650 e para demonstrar o sucesso da Suzuki nas pistas e no Off-road.
Suzuki V-Strom 650 XT Ergonomia e Conforto
A posição de pilotagem bem equilibrada e confortável foi mantida em relação a versão anterior. O design do tanque foi reduzido nas áreas dos joelhos, deixando a motocicleta 5mm mais fina nas laterais, para uma ergonomia mais confortável e facilitar o alcance do pé no chão.
O novo desenho da parte traseira com o escapamento baixo agora permite acomodar o sistema de bagagem de três partes sem precisar utilizar peças de montagem adicionais.
Essa atualização também colaborou para uma diminuição considerável na largura da moto em comparação com a versão anterior, quando equipada com bagageiros laterais.
Outros detalhes são o para-brisas com ajuste em três posições que foi atualizado, o painel de instrumentos também herdado da V-Strom 1000 e uma tomada 12V como padrão vindo de fábrica instalada logo abaixo do painel, ao lado esquerdo.
Suzuki V-Strom 650 2018 Motor
O motor da novidade, um V-Twin de quatro tempos e 645cc, em sua última versão teve aumento de torque na faixa de baixa e média rotação, além de ficar mais potente com seus mais de 60 componentes revisados.
As principais características da mudança no modelo são a instalação de novos pistões revestidos em resina, além da cabeça de cilindro e os exaustores da nova SV650 (veja mais).
Esse propulsor bicilíndrico com refrigeração líquida é capaz de gerar a potência máxima de 71 cavalos e tem torque de 6,3kgf.m. Um ganho de 2 cavalos e 0,1kgf.m se comparado com a versão anterior.
O Sistema de Injeção de Combustível original Suzuki emprega o SDTV (Suzuki Dual Throttle Valve), para fornecimento de energia suave e eficiência de combustão ideal.
Os tubos de entrada que conectam a caixa do filtro de ar e o corpo do acelerador foram redesenhados no mesmo comprimento, gerando facilidade de uso e amplo torque em velocidades lentas, exclusivas para a V-Strom.
Nova V-Strom 650 XT 2018 Especificações Técnicas
Nas especificações técnicas a V-Strom 650 XT 2018 traz suspensão dianteira por garfo telescópico e suspensão traseira com um botão de ajustes de pré-carga da mola na lateral direita do quadro, possibilitando ajustar sem a necessidade de ferramentas.
Nas rodas, em alumínio fundido de 19” na frente e 17” atrás, temos a opção com 10 raios recentemente projeta e sendo 100g mais leve, além da opção de rodas raiadas, que são mais flexíveis e absorvem melhor o impacto do terreno.
Aliás, na opção de cor Champion Yellow da V-Strom 650 XT as rodas possuem uma aparência diferenciada e única sendo anodizadas em dourado. Para as outras duas cores as rodas são em preto.
Os freios são a disco nas duas rodas, sendo disco duplo de 310mm na dianteira e disco único de 260mm na traseira, ambos com ABS Bosch.
Auxiliando na perda de 1kg no peso total da motocicleta, o novo sistema de escapamento do tipo baixo tem a mesma aparência da V-Strom 1000, mas possui maior diâmetro, resultando em ganho na potência.
V-Strom 650 XT ABS 2018 Tecnologia
Entre as novidades tecnológicas que equipam a V-Strom 650 XT 2018 estão o Sistema de Partida Fácil, que permite iniciar o motor com apenas um toque em vez de ter que ficar segurando, o Assistente de Baixa RPM e o novo sistema de Controle de Tração.
O Assistente de Baixa RPM aumentará automaticamente em média e alta rotação ao engatar a embreagem ou quando estiver em baixas rotações, contribuindo para o lançamento mais suave e a baixa velocidade.
Já o novo Controle de Tração conta com 3 modos que, por meio de sensores que monitoram a velocidade da roda dianteira e traseira, auxiliam o piloto em situações que exigem maior ou menor tração. Os modos 1 e 2 dão controle, enquanto o modo 3 desliga o sistema.
Suzuki V-Strom 650 XT ABS 2018 Preço e Cores
A nova V-Strom 650 XT ABS 2018 estará disponível em três opções de cores: a nova, e já mencionada, Champion Yellow No.2 (Amarelo), a Pearl Glacier Whtie (Branca) e a Glass Sparkle Black (Preta).
O preço sugerido da versão anterior em nosso mercado, que até a data de fechamento dessa matéria ainda se encontra a venda no site oficial da marca, é de R$38.684,00.
Vídeo Suzuki V-Strom 650 XT ABS 2018 no Brasil
Entramos em contato com a Suzuki para maiores informações e o que nos foi passado é que e a versão 2018 da V-Strom 650 XT está prevista para chegar nas lojas do Brasil no primeiro trimestre de 2018 e terá seu preço divulgado somente próximo de sua chegada.
Tenho uma VStrom 650 2015. Fiz com minha esposa 16000 Km, Peru, Chile, Uruguai e Argentina. Super conforto e economia. Excelente motocicleta com simplicidade e beleza. Vou procurar outra zero com controle de tração.
Tive a versão de 2012 e vendi…depois peguei uma Honda CB500X e voltei para V Strom 650 2015…..vendi e fui para a Super Teneré e esses dias vendi também…….acabo de retornar para a V STROM 650XT ABS 2019…..para a minha esposa, que sempre vai na garupa, até parece que não existe outra moto no mundo que bata a V strom em conforto pra quem vai no banco de detrás!
Tenho uma VStrom 650. Fiz Peru, Chile, Argentina e retorno ao Brasil. Excelente motocicleta. Conforto e economia são o forte dela. Vou trocar por outra mais nova.
otima moto
fui para o chile com uma estou a procura de uma 1000
no RJ a dl 650 é vendida a 32,5 a xt a 34,5
particularmente acho a atual mais bonita que essa nova.
Tá num preço bom, abaixo do valor promocional de R$35,5mil pedido no site da Suzuki. Eu curti muito essa XT amarela, achei a referência legal. Abss