Viajar de moto com segurança | O Manual da Moto
Para os amantes das duas rodas, viajar de moto é um verdadeiro prazer. No entanto, existem alguns cuidados para viajar de modo com segurança. Confira!
Para os amantes das duas rodas, viajar de moto é um verdadeiro prazer. No entanto, existem alguns cuidados para viajar de moto com segurança. Confira!
O ano de 2016 está acabando e para os amantes de motocicletas esse foi um ano bastante agitado, com alegrias (como os lançamentos da BMW, da Triumph e da Kawasaki) e tristezas (como a queda nas vendas de motocicletas).
Além de ser tempo de festas e de descanso, o fim de ano também é um ótimo momento para aqueles que amam viajar sobre duas rodas.
No entanto, é importante estar atento a alguns cuidados e dicas para evitar imprevistos desagradáveis e garantir uma viagem tranquila e segura. Listamos 3 dicas para viajar de moto com segurança.
3 Dicas para viajar de moto com segurança
Seja para fazer uma viagem curtinha entre duas cidades próximas ou mesmo para cruzar o país (ou o continente) no controle de uma motocicleta, existem algumas dicas e cuidados que permitem ao piloto viajar com tranquilidade e segurança.
Dica 1: Revisão
A primeira dica é uma das mais importantes: realizar uma revisão completa na motocicleta antes de começar a pegar a estrada para as viagens de fim de ano, e, sempre fazer uma revisão simples no início do dia antes de cada saída durante a viagem.
É recomendado verificar o sistema de iluminação; o nível de óleo; a embreagem; o kit de relação; o sistema de freios; e também os pneus, que devem estar calibrados de acordo com a carga colocada sobre a moto.
Também é importante verificar o nível do líquido de arrefecimento de seu motor e o estado de conservação das velas. Ninguém vai querer ficar na mão na metade do caminho, não é mesmo?
Dica 2: Documentação
Outro item fundamental é ficar de olho na documentação, da moto e do condutor, para garantir que sua viagem em duas rodas não seja impedida por um “simples papel”.
Vale ficar de olho em questões como o DPVAT, o licenciamento, a data de validade da CNH, além de levar também o cartão de crédito e o cartão do seguro. Se você tiver plano de saúde, também não esqueça da sua carteirinha, mesmo que seja para não usar.
Dica 3: Equipamentos de segurança
Para finalizar e garantir que você possa viajar tranquilo, é importante também utilizar os equipamentos de segurança adequados.
É recomendado usar capacete fechado, jaqueta com proteção para os ombros, cotovelos e costas, luvas e calça de cordura ou de proteção. Também é bacana utilizar bota específica para pilotagem e manter a capa de chuva por perto e em local de fácil acesso. E claro, o garupa também deve usar todos os itens de segurança também!
Seguindo essas dicas simples, é possível viajar de moto com segurança e conforto e garantir um fim de ano e férias muito divertido. Aproveite!