Voge 300 Rally, rival da CRF 300 cai bem no Brasil?
Nova Voge 300 Rally cairia bem no Brasil? Vamos ver detalhes da rival da CRF 300 Rally!
A fabricante Voge apresentou a nova Voge 300 GY Rally durante o último mês, no Salão de Milão, o EICMA. Trata-se de uma motocicleta de uso misto, concorrente direta da CRF 300 Rally na Europa.
Na proposta da novidade, mais potente que a CRF e mais barata, está clara a missão de querer entregar mais por menos.
Ambas as adversárias não estão no Brasil, mas saiba porque o embate destas máquinas poderia ser uma boa por aqui também.
Voge 300 Rally vs CRF 300 Rally
Visualmente, essa novidade tem o mesmo apelo já conhecido das off-road urbanas. Para-lama frontal elevado, assento estreito e uma ótima altura do solo. Barras de proteção nas laterais e proteção na parte baixa do motor são luxos adicionais nessa versão.
A Voge 300 GY Rally foi apresentada na Europa com a proposta de se sair como uma moto mais convidativa, frente às rivais. Para isso, ela surge levemente mais potente.
Movida por um motor monocilíndrico de quatro válvulas, refrigerado a líquido, ela tem potência máxima de 29 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 2,5 kgf.m aos 7.000 giros.
A transmissão do modelo é de seis velocidades e o peso a seco do conjunto fica em 139 quilos. Não se trata de uma revolução, mas um pacote a altura de sua concorrente.
Falando na rival, a Honda CRF 300 Rally é movida pelo monocilíndrico que oferece potência de 27,3 cv a 8.500 rpm e torque de 2,6 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão também é de seis velocidades e o peso (já em ordem de marcha) é de 153 kg. Ou seja, na comparação são quase 2 cavalos a menos para a moto da Honda.
Porém, a mais tempo no mercado, a moto da marca japonesa não deixa a desejar, pois o torque é levemente maior na CRF. No entanto, parece que os chineses fabricantes da Voge 300 Rally aumentaram o nível do embate e tem um motor bastante semelhante. Ao menos analisando a ficha técnica.
Uma Rally para cidade também
Assim como a CRF 300 Rally, a Voge 300 Rally nasce como uma off-road que pode ser emplacada para a estrada.
Com isso, ela tem conjunto com aro de 21 polegadas na frente e uma roda de 18 polegadas na traseira, ambas raiadas, o que permite encarar qualquer tipo de estrada.
Além disso, as duas rodas têm discos únicos de freio com sistema ABS. O quadro conta com viga bipartida, composto por peças em elementos tubulares e nele está o conjunto de suspensões com garfo invertido na dianteira, com protetor na parte de baixo para evitar impactos de pedras, e braço oscilante de alumínio na traseira.
O tanque de combustível tem capacidade para 12,5 litros e o conjunto da Rally chinesa ainda tem iluminação totalmente em LED e painel de instrumentos com display digital. Por fim, trata-se de uma motocicleta que vai bem na cidade, mas tem vocação mesmo para a terra.
Voge 300 Rally e CRF 300 Rally podem vir ao Brasil?
Apesar de ser bastante interessante, pouco provável é que vejamos a chinesa Voge 300 Rally no mercado Brasileiro. Na Europa, o modelo é cotado a ter preço na faixa dos 4.500 euros (mais de R$ 28 mil em conversão direta). Em comparação, por aqui a Honda XRE 300 Rally parte dos R$ 21.790,00 sugeridos no site (R$ 26.563,00 na Tabela FIPE).
O valor é mais convidativo que a Honda CRF 300 Rally, que também não está presente no Brasil, e no velho continente tem preço sugerido de 6.810 euros (mais de R$ 43 mil). Lá fora a CRF 300 L – nossa antiga CRF 250 L repaginada e mais potente – custa 5.500 euros, ou R$ 35 mil convertidos diretamente.
Honda CRF 250 L não foi bem…
Se um dia veremos Voge 300 Rally e CRF 300 Rally por aqui não sabemos. Mas já que falamos em CRF 250 L, ela foi a última experiência da Honda nesse segmento, sendo lançada pro aqui em 2012. O modelo tinha conjunto robusto, uma verdadeira motocross emplacada. No entanto, essa versão de rua tinha apenas 23 cv de potência. O que somado ao preço de R$ 18.490 na época, desanimou o mercado e ela saiu de linha em 2015…