Nova XRE 300 2021 Confirmada! CB Twister 2021 renovada chegando?
Por onde anda a nova XRE 300 2021? Por conta do surgimento de um possível substituta para a XRE 300 (a CRF 300 Rally) fomos atrás da Honda para ter um posicionamento oficial.
Por onde anda a nova XRE 300 2021? Por conta do surgimento de um possível substituta para a XRE 300 (a CRF 300 Rally) fomos atrás da Honda para ter um posicionamento oficial.
Na resposta a maio fabricante de motos do Brasil nos respondeu sobre a sua Trail de baixa cilindrada mais vendida e também nos deixou entender que uma nova CB Twister 2021 está para chegar.
Ambas as motos, cada uma em sua categoria, são grandes conhecidas do mercado nacional.
Substituta da XRE 300
Começando pela possível substituta da XRE 300 no Brasil, a nova CRF 300 Rally que acabou de ser lançada lá fora realmente seria uma forte candidata para tomar o lugar da trail mais famosa da Honda no país.
Em sua versão 2021 ela tem motor maior e mais potente, gerando até 31 cavalos, está mais leve, traz novo painel de instrumentos, que inclusive possui indicador de marchas, equipa embreagem deslizante, traz câmbio de 6 marchas e até suspensão dianteira invertida.
Uma moto bem evoluída e atualizada, se comparada com a XRE 300 daqui.
Nova XRE 300 2021 Confirmada pela Honda
Como já estávamos chegando ao final do ano e a Honda ainda não havia anunciado a nova XRE 300 2021 fomos atrás da marca para saber se ela realmente poderia ser substituída ou se viriam novos grafismos e descobrimos o seguinte: a nova XRE 300 2021 já está nas lojas!
É isso mesmo, a XRE 300 2021 é essa mesmo que você está vendo nas imagens. Não mudou nada!
Ela simplesmente passou da versão 2020 para 2021 sem alterações. Mesmos grafismos, mesmas cores e mesmas versões, continuando a XRE 300 ABS, XRE 300 Rally e XRE 300 Adventure. Foi tudo mantido da 2020 e será vendida nas lojas como 2021.
A informação oficial que a Honda nos passou foi a seguinte:
“Com o Covid, muitos modelos da marca já são linha 2021 e não tiveram nenhuma alteração em relação ao modelo 2020. Para 2022, está prevista uma ampla mudança no line-up que vai desde a entrada de novos modelos, bem como atualização de cores e grafismos de praticamente 80% do line-up oferecido no mercado”, assessoria de imprensa Honda.
E quando questionamos quais modelos já são versão 2021, assim como a XRE, fomos informados que dos modelos nacionais tirando as SH 150 e 300 e a CB Twister, que ainda são 2020, todos os outros modelos já são 2021.
E aí nós caímos em mais uma questão: porque a Honda não fez a mesma coisa com a CB Twister? Apenas convertendo de 2020 para a versão 2021 sem alterações? Será que teremos uma repaginada para a CB Twister em 2021? Ou será que ela será substituta por outro modelo?
Substituta CB Twister
No Motorede já trouxemos uma possível substituta para a CB Twister, a nova Hornet 200R, que na verdade pode ser vista como uma boa solução para a Honda encaixar a tão esperada CB 300R NSC no Brasil.
Lançada na Ásia recentemente, a Hornet 200R é uma versão melhorada da CB 160F Hornet que era vendida na Índia, que agora passa a equipar o mesmo motor da XRE 190 e traz itens exclusivos como suspensão dianteira invertida, iluminação Full-LED, banco bi-partido e até freio ABS de série.
Com seu motor monocilíndrico de pouco mais de 184 cc ela é capaz de gerar 17 cavalos de potência máxima e, caso fosse lançada por aqui, seria mais potente que sua principal concorrente, a Haojue DR 160 e seus 15 cavalos.
Honda CB Twister SE Special Edition
Por enquanto ainda não sabemos o que vai acontecer com a CB Twister em sua versão 2021, se ela receberá novos grafismos, será substituída ou ainda se ganhará alguma nova versão, assim como foi ano passado com a edição especial SE, vocês lembram?
Ao apresentar os lançamentos e algumas novidades para o mercado a marca aproveitou para lançar algumas versões especiais de suas motos, como a CG 160 Titan S e a CB Twister SE (Special Edition).
Essa versão foi um misto de agradar alguns e desagradar outros, muito por conta da mistura curiosa das cores entre o laranja das rodas e o azul do assento. O fato é que a Honda trouxe edições diferenciadas nessa ocasião.
Sai CB Twister e entra CB 300R?
Outro fato que pode nos dar esperanças de uma mudança nos modelos nessa faixa de cilindrada é que a Honda estaria analisando o impacto das novas CB 1000R e CB 650R Neo Sports Café para trazer a tão aguardada nova CB 300R ao país.
Como todos já conhecem, a CB 300R NSC é, da menor para a maior, a segunda integrante da família de motos da Honda que traz o estilo neoclássico. O modelo já é muito esperado pelos brasileiros e traz design com farol redondo em LED, suspensão dianteira invertida e motor monocilíndrico que entrega até 31 cavalos de potência máxima.
Como as fabricantes sempre se resumem a “não comentar lançamentos futuros”, por enquanto vamos ter que ficar nas especulações até que algo seja anunciado sobre a nova CB Twister. Ao menos, sabemos a grande dúvida sobre a XRE 300 ser substituída foi esclarecida. Ela ficou idêntica para sua versão 2021.
É muito triste ver uma moto sucumbir desta forma. Primeiro eles diminuem a potência para evitar a quebra do cabeçote. Agora eles não alteram nem o grafismo para 2021 e querem empurrar as motos encalhadas na fábrica e nas concessionárias. Tenho um consórcio da XRE300, mas, mesmo se for sorteado eu não quero a moto. Prefiro esperar pela CRF ou vender minha cota.