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A Yamaha apresentou um sistema capaz de equilibrar a moto sem ajuda do condutor.

Isso mesmo, a marca japonesa estuda uma novidade que cria uma moto que não cai.

Esse curioso sistema foi demonstrado recentemente, equipando um modelo R3.

Yamaha apresenta moto que se equilibra sozinha

A Yamaha demonstrou o Sistema Avançado de Assistência à Estabilidade da Moto (AMSAS), utilizando um modelo R3 convertido para acionamento elétrico. Essa novidade fez parte do “Safety Vision and Technology Briefing”, um evento ligado à segurança realizado em Tóquio, em novembro de 2022.

Lá, a Yamaha apresentou o sistema que aplicado a roda dianteira mantém a moto em equilíbrio automaticamente. Com ele, a motocicleta não tomba a baixa velocidade, ou mesmo parada. Na prática esta nova tecnologia resume-se a criação de uma moto com auto-equilíbrio.

Segundo a marca japonesa, o AMSAS é gerenciado por uma plataforma inercial de seis eixos. Com isso, através de motores elétricos – que atuam automaticamente na direção – é possível manter o equilíbrio em velocidades abaixo de 5 km/h. Portanto, ainda não é uma moto que roda sozinha.

Ou seja, trata-se de um projeto ligado aos conceitos de “assistência à condução” e “segurança rodoviária”. Na prática, é mais uma inovação que faz parte de um pacote de ajuda na hora de guiar, capaz de intervir em momentos de perigo e prevenir acidentes, como uma queda.

Como o Yamaha AMSAS funciona?

Como mencionado, o AMSAS consiste em dois motores elétricos: um na cabeça de direção e outro na roda dianteira. Estes são atuadores variáveis, ​​que podem ser usados ​​para controlar impulsos precisos no quadro.

A cabeça de direção trata dos impulsos da direção, enquanto a roda dianteira trata dos movimentos estabilizadores. E são duas opções em cada um dos pontos. Por exemplo: esquerda e direita no guidão, para frente e para trás na roda dianteira. Nada que já não conheçamos.

No entanto, o AMSAS pode automaticamente equilibrar a moto em velocidade de até cerca de 5 km/h. Acima disso, o AMSAS é desengatado. A função da novidade é estabilizar e manter a motocicleta na posição vertical, evitando efetivamente que caia.

Mas para que isso dê certo é preciso muito mais do que apenas adaptar os atuadores no guiador e na roda dianteira! Sensores e muita eletrônica fazem parte do controle. Para isso, a Yamaha usa a última geração de sensores inerciais de 6 eixos (IMU).

Por enquanto, o AMSAS é apenas um estudo aplicado em um protótipo. No entanto, no futuro essa aplicação pode chegar aos modelos da marca japonesa que vemos nas ruas.

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