Yamaha celebra 40 anos da Ténéré! Vem ao Brasil?
A Yamaha comemora neste ano o aniversário de 40 anos da icônica Ténéré.
O nome faz parte do mundo dos entusiastas de aventura em todo o mundo.
E tudo isso começou com a criação da XT600Z, em 1983.
Yamaha Ténéré
Ao longo das últimas quatro décadas, a linha Ténéré forjou um legado de espírito de aventura. Tudo começou com a conquista dos terrenos traiçoeiros do Rally Paris-Dakar, desde que Cyril Neveu conquistou uma histórica vitória dupla na primeira e segunda edição, em 1979 1980 – na XT500.
Também houveram outros ícones da Ténéré, como Jean-Claude Olivier e Serge Bacou. Não devemos esquecer de ‘Monsieur Dakar’ Stéphane Peterhansel, cujo recorde de seis vitórias na Yamaha que começou em 1991 permanece invicto até hoje.
Mais recentemente, o aventureiro e embaixador da marca, Nick Sanders, terminou sua última viagem ao redor do mundo na Ténéré 700. Enquanto isso, os pilotos de fábrica Pol Tarrés e Alessandro Botturi continuam a fazer corridas de rali com as T7 World Raid.
Yamaha celebração de 40 anos da Ténéré
Para celebrar os 40 anos da Ténéré, os pilotos lendários da marca – juntamente com a comunidade de fãs – embarcaram em uma expedição pela Europa. Uma coleção de modelos históricos de produção da Ténéré – de 1983 a 2010 – bem como clássicos originais do Dakar, serão exibidos.
Os participantes do evento puderão também testar a nova Ténéré 700 World Rally, inspirada nas cores de corrida da YZE 850 que levou Peterhansel à vitória em 1993. A turnê do 40º aniversário da Ténéré já visitou a França, Espanha e Reino Unido. Além disso, o grupo visitará em breve a Alemanha, Itália e Letônia.
Yamaha Ténéré no Brasil
A primeira XT 600Z Ténéré foi lançada no Brasil em 1988. O modelo continuou em produção no país até 1993, paralelamente às vendas da XTZ 750 Super Ténéré importada.
Depois disso, veio a substituição da linha pela nova XT 600E, com para-lama alto, tanque de 14 litros e sem carenagem. A versão Ténéré da Yamaha XT voltaria a existir quase duas décadas depois, baseada na sucessora XT 660R.
No entanto, desde a saída de linha da “meiota” XT 660 em 2018, o nome Ténéré não retornou ao mercado brasileiro. Mas segundo o presidente da Yamaha Motor R&D Europa, Alessandro Ghezzi, a Ténéré 700 pode ser lançada no Brasil em um futuro breve – sem data ainda marcada.