Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki unidas para motos a hidrogênio
Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki anunciaram nesta semana uma parceria.
Em conjunto elas vão desenvolver tecnologia de motores a hidrogênio.
O trabalho visa criar novas formas de propulsão para modelos de pequeno porte.
Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki unidas!
Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki receberam no Japão a aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria para formar uma associação. O grupo forma agora uma pesquisa tecnológica chamada HySE (tecnologia de motores e mobilidade pequena de hidrogênio) para desenvolver motores movidos a hidrogênio.
Além dos membros plenos, que são as quatro fabricantes de motocicletas acima mencionadas, a Kawasaki Heavy Industries, Ltd. e a Toyota Motor Corporation apoiam a associação como membros especiais.
As marcas integrantes do HySE estão empenhadas em conduzir pesquisas fundamentais, capitalizando seus conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento da novidade. Essa missão conjunta visa estabelecer um padrão de design para motores a hidrogênio, para modelos pequenos.
Lembrando que no Japão, essa categoria de “pequena mobilidade” abrange motocicletas, miniveículos, pequenas embarcações marítimas, equipamentos de construção, drones, entre outros.
Como será o desenvolvimento?
O uso de hidrogênio apresenta desafios técnicos, incluindo alta velocidade de chama e uma grande região de ignição. Muitas vezes, o processo resulta em combustão instável, e a capacidade limitada do tanque de combustível, no caso de uso em veículos pequenos.
Desta forma, os membros do HySE devem aprofundar suas relações de colaboração, a fim de fornecer uma variedade de pequenas soluções.Para isso, as principais áreas de pesquisa e desenvolvimento foram dividas entre as empresas envolvidas:
- Pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio (Honda);
- Estudo de elementos sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos a hidrogênio (Suzuki);
- Pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogênio em sua funcionalidade, desempenho e confiabilidade (Yamaha Motor, Kawasaki Motors);
- Estudo sobre os requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e tanques de hidrogênio para pequena mobilidade (Yamaha);
- Estudo sobre equipamentos auxiliares necessários para um sistema de abastecimento de combustível e tanques, e os equipamentos instalados entre o tanque de combustível e o injetor (Kawasaki Motors).
Como vemos, os modelos do futuro não devem ser apenas elétricos, mas também movidos a hidrogênio. Qual a sua opinião sobre a novidade?