Yamaha Star Bolt: nova custom de entrada para o mercado americano
Aumentando a disputa em um dos principais segmentos norte-americano de motocicletas a Yamaha lança uma concorrente para bater de frente com a custom Harley-Davidson Iron 883 Sportster: a Yamaha Star Bolt. Na verdade lá nos EUA a Yamaha possui uma submarca chamada de Star Motorcycles dedicada única e exclusivamente para o segmento de motocicletas cruiser e custom.
Aumentando a disputa em um dos principais segmentos norte-americano de motocicletas a Yamaha lança uma concorrente para bater de frente com a custom Harley-Davidson Iron 883 Sportster: a Yamaha Star Bolt. Na verdade lá nos EUA a Yamaha possui uma submarca chamada de Star Motorcycles dedicada única e exclusivamente para o segmento de motocicletas cruiser e custom.
A novidade, com visual minimalista, vem para ser a motocicleta de entrada da marca Star em território norte-americano. No visual ela carrega poucos cromados, um estilo Old School e de quebra ainda traz alguns itens modernos como um painel digital e lanterna traseira em LED. Outro detalhe “Old School” é que o modelo sai da fábrica apenas com o banco do piloto, retratando o estilo antigo, mas possui encaixes para que seja instalado o banco do carona
O seu motor é o mesmo utilizado pela única custom da Yamaha em terras brasileiras, Midnight Star, que nos EUA é chamada de V-Star 950. Estamos falando de um motor V2, SOHC, com 942cc que é refrigerado a ar e que não possui suas informações de torque e potência divulgadas pela Yamaha, assim como já é comum com outras marcas no mercado dos EUA como a Harley-Davidson. Nossa Midnight Star tem 53,6cv de potência e torque de 7,83kgf.m.
Sua suspensão traseira é bichoque, equipada de dois amortecedores com 71mm de curso. Já na dianteira o modelo custom de entrada da Yamaha nos EUA dispõe de um garfo telescópico com 120mm de curso. Nos freios a novidade traz um disco de 298mm do tipo “wave” tanto na dianteira quanto na traseira.
Pesando seus 245kg a Star Bolt é capaz de armazenar até 12,2 litros de combustível em seu tanque e com o consumo aproximado de 18km/l tema autonomia para rodar até 219km com um tanque. Isso no caso de uma pilotagem mais agressiva. Utilizando a máquina de forma mais econômica a autonomia sobe próxima aos 260km.
A Star Bolt custa US$7.990,00, algo em torno de R$17,8mil em conversão livre, e além da versão “Standard” a Yamaha também apresentará nos próximos meses uma versão chamada de Star Bolt R-Spec que custará US$8.290 (R$18,4mil aproximadamente). A R-Spec é uma edição especial que traz grafismos e cores diferentes assim como um banco diferenciado, reservatório a gás para as suspensões traseiras, bolha no farol e mais alguns itens especiais.
O que a Yamaha disse sobre um questionamento de um cliente que perguntou sobre a Star Bolt vir para o Brasil: “Antes de lançar qualquer modelo no Brasil nós da Yamaha fazemos uma vasta pesquisa de mercado, além de diversos testes com o produto, para ai sim levar até você motociclista. Fique ligado sobre as novidades e os próximos lançamentos acompanhando nossos canais oficiais Facebook (/YamahaMotorBrasil) e Twitter (@yamahamotorbra).”
Ficha Técnica da Yamaha Star Bolt
Motor | A gasolina, quatro tempos, 942 cm³, dois cilindros em V, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote e refrigeração a ar |
Câmbio | Manual de cinco marchas com transmissão por corrente |
Potência máxima | Aproximadamente 53,6 cv a 6 mil rpm |
Torque máximo | Aproximadamente 7,83 kgf.m a 3 mil rpm |
Diâmetro e curso | 85,0 mm X 83,0 mm |
Taxa de compressão | 9,0:1 |
Suspensão | Dianteira por garfo telescópico com curso de 120 mm. Traseira bi amortecido com curso ajustável de 70 mm |
Pneus | 100/90 R19 na frente e 150/80 R16 atrás |
Freio | Disco tipo Wave com 298mm na frente e atrás |
Dimensões | 2,29m de comprimento total, 0,94m de largura, 1,12m de altura, 1,57m de distância entre-eixos e 0,69m de altura do assento |
Peso | 245kg |
Tanque do combustível | 12,2 litros |
Preço | US$ 7.990 / US$8.290 (R-Spec) |
Eu já estou com a grana guardada só esperando a chegada da BOLT! Se demorar muito vou procurar outra marca pra comprar!
Poderia ter correia dentada ou cardã
Não sei o que se passa na cabeça desses japas, bela moto, tem mercado aqui no Brasil, alternativa para as HD 883, e não lançam por aqui. a Honda acordou e breve lançará a Rebel, só que 500CC….Acorda YAMAHA, csdê o marketing ?
Até a Triumph, que chegou há pouco no Brasil, acabou entrando no mercado.
A Yamaha, que já esta no Brasil há décadas, ainda não soube aproveitar a demanda de motos old school no Brasil que só cresce. Inacreditável e lamentável…
Parece que não acredita nos próprios produtos!
Mercado é o que não falta.
Perdem muito dinheiro com a lentidão na tomada de decisões.
Detalhe: poderiam lançar com um tanque de combustível com maior capacidade. De 15 litros a 18 litros. Melhor pra quem quer pegar estrad a sem se preocupar o tempo todo com abastecimento. Não iria prejudicar a estética. É só manter o formato do tanque e redimencioná-lo.
Há 4 anos aguardo a Yamaha “acordar” desse sono profundo e lançar a Bolt no Brasil. Enquanto isso, a Harley agradece e continua vendendo sua 883 sem que ninguém incomode.
Até há pouco eu tinha uma Ténéré 250 e acabei comprando também uma HD Sportster 1200. Moto muito linda. Porém, se a Yamaha tivesse lançado a Bolt, certamente esta seria minha opção.
Caaara que moto linda!! Por que diabos não vem para o Brasil? :/