Yamaha trabalha em motor de MT-09 movido a hidrogênio
O futuro das motos movidas a hidrogênio parece ganhar cada vez mais força.
A Yamaha trabalha em uma versão de motor três cilindros da MT-09 movida a essa nova fonte.
Confira todos os detalhes desse projeto e quando podemos esperar a novidade nas ruas.
Yamaha trabalha em motor de MT-09 movido a hidrogênio
Ainda neste mês, as quatro grandes marcas de motos no Japão (Yamaha, Honda, Kawasaki e Suzuki) anunciaram uma parceria para a criação de motores movidos a hidrogênio. Um projeto que em linhas gerais busca avançar na tecnologia, a fim de permitir estender o uso do hidrogênio como fonte de energia de pequenos modelos de duas rodas.
No entanto, parece que a Yamaha já está a frente nessa ideia e planeja motores que poderiam mover grandes modelos de motos também. O projeto mais recente da marca é denominado αlive RX. Trata-se de um propulsor de três cilindros. Uma usina muito semelhante aos motores CP3 da marca japonesa, que movem motos como a Yamaha MT-09.
E segundo os números apresentados pela marca, a novidade é capaz de render nada menos que 88 kW, ou cerca de 118 cavalos de potência. Por enquanto, a Yamaha ainda não forneceu demais detalhes técnicos do projeto. No entanto, de fato é uma usina que teria um grande potencial para mover modelos no futuro.
O que já sabemos sobre a novidade?
Além da configuração, outro aspecto que assemelha a novidade aos motores CP3 é a referida potência final. Atualmente a moto naked MT-09 oferece 115 cavalos em sua versão à venda em mercados como o Brasil. Outro aspecto que já sabemos se refere a caixa de velocidades, que na verdade trata-se de um motor elétrico.
Pelo que se vê, existe muito trabalho de engenharia nesse novo motor. E em termos de aparência e configuração, parece que a novidade da Yamaha poderia estar pronta para equipar uma moto de rua. No entanto, ainda existem desafios, como a criação de tanques de armazenamento e abastecimento para fontes movidas a hidrogênio.
Além disso, parece que os motores como o αlive RX da Yamaha estão sendo desenvolvidos para terem também outras utilizações diferentes. Assim, o propulsor poderia equipar diferentes tipos de veículos e até drones!
Portanto, só o tempo dirá se no futuro veremos motos como uma naked MT-09 movida a hidrogênio. O que vocês acham dessa ideia?