Yamaha vai investir 520 milhões no Brasil até 2025
A Yamaha anunciou que vai investir 520 milhões no Brasil até 2025.
O aporte será direcionado para otimização da fábrica de Manaus.
Além disso, os valores farão parte da transição da sede do grupo de Guarulhos para São Paulo.
Yamaha vai investir 520 milhões no Brasil até 2025
A Yamaha do Brasil anunciou na quarta-feira, 22, que investirá R$ 520 milhões no mercado nacional – no período compreendido entre 2023 e 2025.
A maior parte dos investimentos, cerca de 80%, será direcionada para a redução das emissões de carbono, otimização e ampliação da capacidade produtiva da fábrica de Manaus.
Segundo a empresa, esse novo ciclo de investimentos se destina à melhoria de processos produtivos internos e junto aos fornecedores, projetos de tecnologia da informação, logística e iniciativas ambientais.
A novidade também vem de encontro com a criação da nova sede administrativa, localizada no bairro Cidade Jardim, na Zona Sul de São Paulo.
No local, a empresa terá uma estrutura mais moderna e dinâmica, adaptada ao sistema de trabalho híbrido.
A Yamaha anunciou a mudança de endereço da sede do grupo de Guarulhos, onde esteve por 52 anos, para São Paulo, ainda no final de 2022.
Já o centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo, um local com acesso rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus.
Nova fase no Brasil
Segundo a Yamaha, trata-se de uma nova fase da história da empresa no país e o reforço do compromisso com o mercado brasileiro.
A transição de suas sedes, mencionada anteriormente, ocorrerá ao longo de 2023, com investimentos que superam R$ 40 milhões.
De acordo com Osamu Kobayashi, Presidente do Grupo Yamaha do Brasil, os últimos anos foram complexos, por um lado gerando a necessidade de rápida adaptação a novos desafios e incertezas, mas por outro abrindo novas tendências no consumo e na forma como a marca trabalha.
Mas apesar das dificuldades, a direção da fabricante japonesa afirma que o mercado brasileiro de motocicletas segue crescendo de forma sustentada.
E os investimentos que serão realizados pela Yamaha refletem essa confiança no mercado e no país.
Com suas operações diretas, o Grupo Yamaha do Brasil emprega atualmente aproximadamente 10.000 pessoas, sendo 4500 funcionários e mais de 5500 colaboradores da Rede de concessionárias e pontos de venda em todo o país.
A empresa japonesa atua no Brasil desde 1970, disponibilizando ao mercado uma variedade de motocicletas, além de ser a única fabricante de motores de popa do país.
A marca atua ainda com a logística Yamalog, em seu braço financeiro com o Banco Yamaha e a Corretora de Seguros e o Consórcio Nacional.