Yamaha venceu nas pistas e vendeu mais em 2021
A Yamaha avaliou as suas conquistas e desafios alcançados no ano passado. Ano em que a fabricante destacou-se por ter crescido 42% comparado com 2020, mesmo no cenário adverso da pandemia. Enquanto isso, o crescimento alcançado pelo mercado foi de 26,3%.
Foi um período que seguiu sendo desafiador para toda a indústria, com as frequentes paradas e ajustes de produção por falta de insumos. De todo modo, o setor de motocicletas seguiu crescendo.
Mercado de motos cresceu em 2021
Mesmo com todos os percalços da pandemia, em 2021 foi registrado um aumento de produção de motos em 24,2% (1.195.149 unidades). Enquanto isso, as vendas ano passado subiram em 26,3% (1.156.074 unidades), tudo isso comparado a 2020. Ano passado, o modelo Yamaha mais vendido no período foi a Crosser 150, a sexta no ranking geral.
No entanto, a Yamaha não cresceu apenas diante do cenário atípico. Nos últimos cinco anos foi uma das marcas com maior aumento de vendas. Enquanto o mercado duas rodas cresceu 29,1% no período, a marca japonesa cresceu 86,8%.
O registro representa um incremento de 5,4 pontos percentuais na participação. Com isso, em 2021 a marca deteve 17,4% do mercado de motos. Ficou somente atrás da concorrente Honda, com 76,25%. Como se pode ver, os japoneses são os maiores no setor das motos no Brasil.
Foco no cliente
Um dos fatores elencados pela Yamaha, para o seu crescimento, foi a renovação da Rede de Concessionárias Autorizadas. Em 2017 eram 367 concessionárias, já no ano passado eram 467, crescimento de 27,1%.
A marca também buscou aproximar seus produtos junto ao público jovem. Com isso, fechou uma parceria com a Marvel e Star Wars. Foram criadas sete motos de edições especiais:
Lander Capitão América;
Fazer 250 Pantera Negra;
Fazer 250 Capitã Marvel;
MT-03 Homem de Ferro;
Nmax Homem Aranha;
Nmax Império Galático;
Nmax Aliança Rebelde.
Ainda com foco no cliente, desde 2020 a Yamaha dispõe de um e-commerce, a BLU STORE, onde os clientes podem comprar motos, peças e vestuário de forma online. Lançou também o aplicativo “BLU CLUB”, um espaço de relacionamento que traz novidades da marca, como cursos de pilotagem, passeios e eventos.
Ano de vitórias nas competições
A Yamaha também está dentro e fora das pistas. A marca foi a principal patrocinadora da transmissão da MotoGP, trazida aos brasileiros. Mais do que isso, foi campeã dessa categoria master do motociclismo mundial em 2021, com o piloto Fabio Quartararo.
Enquanto isso, aqui no Brasil foram 27 títulos nacionais, foi bicampeã do Rally dos Sertões, campeã do Campeonato Brasileiro de Rally e do Campeonato Brasileiro de Motocross.
Além disso, as 5 etapas da Yamalube R3 bLU cRU Cup South America revelaram jovens talentos, que neste ano estarão representando o Brasil na Europa. Assim como fizeram os irmãos Ton e Meikon Kawakami, no Mundial de Superbike, na categoria WorldSSP300.
Para o futuro, o time da Yamaha afirma querer dar continuidade ao processo de crescimento, focado na inovação da transformação digital e investimento em novos segmentos. Já estamos curiosos pelas novidades.